Permanentemente, nossa mostra de obras modernistas está disponível para visitação gratuita, na Sala Ernesto Mendes de nossa Pinacoteca – nome dado em homenagem ao diretor Cultural da Associação Paulista de Medicina no início da formação do acervo, em 1948.
É possível apreciar obras de artistas como Aldemir Martins, Aldo Bonadei, Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Candido Portinari, Clóvis Graciano, Edgar Oehlmeyer, Emídio de Souza, Emiliano Di Cavalcanti, Flavio de Carvalho, Francisco Rebolo, Gino Bruno, Harry Elsas, José Antonio da Silva, José Pancetti, Lasar Segall, Lula Cardoso Ayres, Mário Zanini, Tarsila do Amaral, Virgílio Della Monica e Vittorio Gobbis.
Atualmente, a Sala Contemporânea de nossa Pinacoteca, que traz exposições itinerantes, exibe um recorte do acervo das nossas obras mais recentes.
Integram a exposição artistas como Adelino Ângelo, Alcindo Moreira Filho, Aldir Mendes de Souza, Anapana, Antonio Carelli, Antonio Maia, Antonio Peticov, Arcangelo Ianelli, Barbara Schubert Spanoudis, Boris Arrivabene, Caciporé Torres, Camilo Humberto Thomé, Claudia Furlani, Claudio Tozzi, Gilberto Salvador, Gregório Gruber, Gustavo Rosa, Inos Corradin, Isabelle Ribot, Ivald Granato, Ju Côrte Real, León Ferrari, Lily Simon, Maria Bonomi, Nelson Folino Proença, Neno Ramos, Norberto Stori, Olimpio Franco, Raphael Galvez, Rubem Valentim, Sara Goldman Belz, Silvio Dworecki, Sonia Von Brüsky, Túlio Mugnaini e Valdeir Maciel.
Visitas: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
Local: Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 8º andar | Bela Vista - São Paulo/SP
Informações: (11) 3188-4304 ou pinacoteca@apm.org.br
Na última terça-feira (11), a Associação Paulista de Medicina sediou o lançamento do livro sobre o acervo de seu Museu de História da Medicina
As pinturas foram reunidas pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, em quase doze anos de existência, e também constam em livro editado pelo crítico da arte Jacob Klintowitz.
A Associação Paulista de Medicina (APM) – Regional São José dos Campos, com o apoio institucional do Parque Vicentina Aranha, dá início, em 2 de outubro de 2018, terça-feira, às 19h30, à exposição Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer, com uma cerimônia de homenagem às vítimas da bomba atômica.
"Da Arte e de 22 Artistas Brasileiros – Uma Antologia" é o resultado de uma coletânea de artistas plásticos de destaque no cenário cultural brasileiro com o registro das obras que o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural reuniu, ao longo de mais de dez anos, com o objetivo de resgatar o panorama artístico‐cultural do país, contribuindo para a democratização do acesso da sociedade aos bens artísticos nacionais.
Manchas aleatórias na tela são o ponto de partida para estimular a criatividade abstrata. Assim, a paulistana, psiquiatra e psicanalista Leila Lagonegro define sua produção artística.
A partir do dia 20 de agosto de 2018, às 19h, a APM (Associação Paulista de Medicina) dará início à visitação da Exposição Metamorfismo, de Leila Lagonegro.
A Associação Paulista de Medicina – Osasco inaugurou, no último dia 3 de julho, a exposição “Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer”. A cerimônia foi simples e contou com uma abertura informal. A regional também agendou com escolas da região para visitar a exposição.
Por conta da exposição “A luz das coisas e os cenários do mundo”, ocorrida na Associação Paulista de Medicina entre os dias 8 e 30 de maio, o Instituto Olga Kos fez a doação de uma obra para o acervo da entidade, que já está exposta na Pinacoteca.
Na noite da última terça-feira (8), a Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina inaugurou a exposição “A luz das coisas e os cenários do mundo”
A sede da Associação Paulista de Medicina recebe a exposição Paisagens do Brasil, do artista plástico alemão Hienz Friedrich Budweg, com enfoque na fauna brasileira.
De 5 de abril a 4 de maio, a APM (Associação Paulista de Medicina) abre suas portas para a exposição “Paisagens do Brasil”, com 19 aquarelas do artista alemão Heinz Budweg, que vive aqui desde 1953 e adotou o País como pátria.
A mostra traz nove gravuras em metal (águas-fortes e águas-tintas) do talentoso médico radiologista e diretor de hospital Boris Arrivabene
Na última sexta-feira (2), o presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), José Luiz Gomes do Amaral, junto dos diretores da entidade, participou da inauguração da exposição de arte “Os Carnavais de Boris”.