Ministério da Saúde
Profissionais poderão acessar exames de raio-x e tomografia computadorizada de tórax de pacientes com doença. Objetivo é auxiliar na identificação e atendimento dos casos
O Ministério da Saúde terá um banco de imagens para auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico de coronavírus. O suporte clínico será realizado por meio de parceria com uma empresa de tecnologia (Maida.Health) para realizar a triagem, a partir de exames de imagens de raio-x e tomografia computadorizada de tórax, de casos de pacientes suspeitos da Covid-19.
O banco de imagens é mais uma alternativa para apoiar no atendimento dos casos e permitir agilidade na adoção de condutas por parte dos profissionais. “Trata-se de um projeto de inteligência artificial com o objetivo de ser mais um aliado dos profissionais e estabelecimentos de saúde na identificação de casos da doença”, explicou a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro.
Para utilizar o serviço, o profissional deverá ingressar na plataforma http://covid-19.maida.health e fazer o cadastro. O serviço ficará disponível 24 horas, sete dias por semana. Os profissionais também poderão contribuir com o banco de imagens registrando novos casos e ajudando a orientar mais profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.
Por Priscilla Klein, da Agência Saúde
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580 / 2351 / 2745
Finalizando a série de 90 fatos que marcaram a história de Medicina, a Revista da APM traz informações da última década
Dedicado à Neurologia do esporte, o módulo foi coordenado por Acary Bulle de Oliveira. Na primeira aula, Ricardo Arida abordou o tema “Esportes e cérebro humano: uma perspectiva evolutiva”.
Carlo Domenico Marrone foi o coordenador do debate sobre Neurofisiologia, que teve início com Wilson Marques Junior falando sobre “Como a Eletroneuromiografia pode auxiliar na Diferenciação entre Neuropatias Hereditárias e Neuropatias Adquiridas”.
Após as conferências, começaram as últimas mesas científicas do evento. Neste espaço, Ana Cláudia Piccolo coordenou os debates sobre Neuro-oftalmologia.
Em mesa dedicada à Neuro-otologia, a primeira palestrante foi Emanuelle Roberta da Silva Aquino, que trouxe o tema “Anamnese: como identificar os diferentes tipos de tontura/vertigem?”.