O QUE DIZ A MÍDIA
20/08/2020 - 6,3 por cento da população brasileira realizou algum teste de coronavírus desde o início da pandemia; Região Sul tem a menor taxa
G1
Cerca de 13,3 milhões de pessoas no Brasil, ou 6,3% da população, realizou algum tipo de teste para o coronavírus do início da pandemia até julho. O dado faz parte de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira (20).
A Região Sul tem o menor nível de testagem, com 4,6% da população testada até julho. Já a Região Centro-Oeste foi a que mais realizou testes, com uma taxa de 9,1%.
Entre as unidades da federação, Pernambuco é o que menos testou, com 4,1%, enquanto que o Distrito Federal tem a maior testagem do país, com 16,7%.
São os estados com os menores níveis de testagem de coronavírus:
- Pernambuco (PE): 4,1% testados
- Minas Gerais (MG): 4,5% testados
- Paraná (PR): 4,5% testados
- Rio Grande do Sul (RS): 4,5% testados
- Santa Catarina (SC): 5%
“Os testes foram realizados por homens e mulheres na mesma proporção (6,2% e 6,4%, respectivamente), mas, principalmente, por pessoas de 30 a 59 anos de idade (9,1%). Quanto maior o nível de escolaridade e a renda, maior foi o percentual de pessoas que fez algum teste”, informou a coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira.
Em abril, um levantamento feito pela BBC mostrou que o Brasil realizava uma média de 63 testes a cada 100 mil habitantes, uma taxa de 0,63, uma das menores do mundo, ficando atrás de países como Cuba (2,65), Chile (6,43), Paraguai (0,83), Peru (4,44), Argentina (0,76) e Equador (1,15).
Baixa testagem
20,4% dos brasileiros que foram testados tiveram resultado positivo até julho. 79,6% não tiveram resultado positivo, no texto da pesquisa indicado como resultados inconclusivos, negativos ou ainda esperando resultado.
A taxa de positividade em testes de coronavírus é um indicativo usado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para apontar se um país testa suficiente ou pouco. Segundo a entidade, o ideal é que apenas 5% dos testados tenham resultado positivo.
A alta taxa de positividade brasileira revela que o país tem testado somente pessoas que estão sintomáticas ou que estejam dentro do serviço de saúde.
Educação Médica
Valorização de Honorários
Financiamento da saúde
Carreira de Estado
Redução de impostos
Pesquisas Datafolha