APM NA IMPRENSA
06/09/2019 - A calma e a prudência em medicina
A medicina da calma e da prudência é o tema do 2º Encontro Brasileiro de Slow Medicine, que acontece no dia 21, a partir das 8h30, na sede da Associação Paulista de Medicina (av. Brigadeiro Luís Antonio, 278).
O movimento Slow Medicine, ou medicina sem pressa, visa a conscientização dos médicos para o uso racional da atual tecnologia diagnostica e terapêutica, explica o médico José Carlos Campos Velho, coordenador do encontro.
Para Campos Velho, a base da medicina sem pressa é o resgate na relação entre médico e paciente visando relações sólidas e duradouras entre os profissionais da saúde, pacientes, famílias e comunidade.
Na realidade, explica, propõe um cuidado visando a singularidade de cada paciente tendo como premissa que nem sempre fazer mais significa fazer o melhor.
No dia 26, às 19h, igualmente abordando temas do encontro, será lançada a versão em português do livro “Troppa Medicina”, do professor Marco Bobbio, no Hospital Santa Catarina (av. Paulista, 200).
A obra, “Medicina Demais”, aborda os desafios atuais da medicina, segundo o professor Dario Birolini, especialista em cirurgia do trauma, professor emérito da Universidade de São Paulo e membro honorário da Academia Nacional de Medicina.
Para Birolini, a medicina humanizada foi destruída de forma descabida pela adoção globalizada de protocolos e “guidelines” (diretrizes). Adotam-se providências altamente questionáveis para aumentar a quantidade de dias de vida ainda que às custas de uma deterioração cruel da qualidade de vida.
Folha de São Paulo
Educação Médica
Valorização de Honorários
Financiamento da saúde
Carreira de Estado
Redução de impostos
Pesquisas Datafolha