APM NA IMPRENSA

06/09/2019 - A calma e a prudência em medicina

A medicina da calma e da prudência é o tema do 2º Encontro Brasileiro de Slow Medicine, que acontece no dia 21, a partir das 8h30, na sede da Associação Paulista de Medicina (av. Brigadeiro Luís Antonio, 278).

O movimento Slow Medicine, ou medicina sem pressa, visa a conscientização dos médicos para o uso racional da atual tecnologia diagnostica e terapêutica, explica o médico José Carlos Campos Velho, coordenador do encontro.

Para Campos Velho, a base da medicina sem pressa é o resgate na relação entre médico e paciente visando relações sólidas e duradouras entre os profissionais da saúde, pacientes, famílias e comunidade.

Na realidade, explica, propõe um cuidado visando a singularidade de cada paciente tendo como premissa que nem sempre fazer mais significa fazer o melhor.

No dia 26, às 19h, igualmente abordando temas do encontro, será lançada a versão em português do livro “Troppa Medicina”, do professor Marco Bobbio, no Hospital Santa Catarina (av. Paulista, 200).

A obra, “Medicina Demais”, aborda os desafios atuais da medicina, segundo o professor Dario Birolini, especialista em cirurgia do trauma, professor emérito da Universidade de São Paulo e membro honorário da Academia Nacional de Medicina.

Para Birolini, a medicina humanizada foi destruída de forma descabida pela adoção globalizada de protocolos e “guidelines” (diretrizes). Adotam-se providências altamente questionáveis para aumentar a quantidade de dias de vida ainda que às custas de uma deterioração cruel da qualidade de vida.

Folha de São Paulo