ÚLTIMAS NOTÍCIAS

28/05/2017 - Acadêmicos e residentes realizam reunião das ligas paulistas de Neurologia
Durante o Encontro das Ligas Paulistas de Neurologia, os representantes das ligas presentes puderam falar de suas atividades e discutir uma variedade de assuntos – por exemplo o uso da sigla AVE ao invés de AVC.
“As Associações de Neurologia inclusive já discutiram o tema, e apesar de Acidente Vascular Encefálico estar mais correto, é melhor manter a sigla AVC, que já é popularmente conhecida, para estreitar a comunicação com a população. Internacionalmente também já está consagrada a sigla AVC, para a publicação de artigos etc.”, declarou Marcel Simis, da Comissão Organizadora do XI Congresso Paulista de Neurologia.
Outro assunto abordado por ele foi o encarecimento da Medicina - o que, no futuro, pode ter duas consequências, ou um modelo semelhante ao dos Estados Unidos, por exemplo, onde apenas uma parcela pequena tem acesso aos tratamentos de ponta, ou como o do Canadá, onde se disponibiliza o que possui uma relação vantajosa de custo x efetividade: “Se o exame certo é solicitado no momento certo, pode até reduzir custos futuros no tratamento”.
A meta das entidades representantes dos neurologistas para 2018, inclusive, é estimular os acadêmicos e jovens neurologistas a se interessarem pelo assunto.