RADAR
22/10/2017 - Acupuntura no esporte é tema de Reunião Científica na APM
O evento, organizado pelo Departamento Científico de Acupuntura da APM, terá como tema a prática da técnica chinesa no esporte.
A Reunião terá como palestrante André Tsai, ortopedista e presidente do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo. Na ocasião, o especialista abordará os benefícios da acupuntura no tratamento de lesões acudas ou crônicas causadas pela prática esportiva.
“Vamos abordar as lesões mais comuns que acontecem no esporte e tentar fazer um diagnóstico para ver quais são tratadas pela acupuntura e quais precisam de cirurgia. Isso varia também de acordo com a modalidade. Se for falar de futebol, normalmente tem um padrão de lesão. Agora, se a modalidade for vôlei, teremos mais lesões de dedo, por exemplo. Inclusive, tem trabalhos que mostram que você pode usar a acupuntura em atletas de alta performance e isso não é considerado doping. A principal função seria promover relaxamento muscular, analgesia e desinflamação de lesão. Atletas, principalmente de alta performance, têm muita lesão crônica e podemos atuar nelas para tentar diminuir o uso de anti-inflamatórios. Existem muitos esportistas que acabam entrando no estágio de overtraining, provocando esgotamento físico e mental, insônia e, no caso de mulheres, parada da menstruação, e a acupuntura também pode atuar nessa síndrome de supertreinamento”, antecipa Tsai.
O evento é direcionado a médicos e estudantes, principalmente aos que lidam com atividades físicas, dor e aparelho locomotor como ortopedistas e reumatologistas.
A Reunião, a última sobre acupuntura promovida pela APM neste ano, será transmitida online pelo link direcionado ao participante pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição, que pode ser feita pelo site.
APM / Reunião Científica com Webtransmissão / Acupuntura
Data: 8 de novembro de 2017
Horário: das 20h às 22h
Local: Associação Paulista de Medicina – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, Bela Vista/SP