ÚLTIMAS NOTÍCIAS

30/11/2021 - AMB realiza oficina da Aliança pela Saúde no Brasil no dia 13 de dezembro

A Associação Médica Brasileira (AMB) dá novo e importante passo para a construção de um pacto social para a Saúde no País, em conjunto e sintonia com forças representativas de distintos segmentos da sociedade civil: Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Fiesp, Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Fecomercio, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto Ethos e Sindusfarma, entre outras.

Em 13 de dezembro, realizará oficina de debates da Aliança pela Saúde do Brasil (ASB) que, desde o lançamento, em agosto de 2021, congrega todo esse leque plural de instituições.

O grupo reúne esforços na construção de um programa mínimo que possibilite, na prática, a efetivação de políticas públicas no Sistema Único de Saúde que “visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”, conforme estabelece o artigo 196 da Constituição Federal.

Na oficina de 13 de dezembro, a ASB detalhará seu Plano de Governança e Ação, realizando ainda breve balanço dos primeiros meses de trabalho. Contribuirão para a discussão referências do campo da Saúde, como Gonzalo Vecina Neto, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP; Ana Maria Malik, professora titular da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Sérgio Zanetta, da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo; Milena Pavan Serafin, da Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP; e Marco Akerman, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Essencial registrar que, na oportunidade, será constituída a Rede Executiva da ASB, cujo papel, a partir de então, é elaborar o programa mínimo para a Saúde do Brasil, que será finalizado ainda nos primeiros meses de 2022, com vistas a ser parâmetro dos debates do processo eleitoral aos cargos majoritários e parlamentares.

O presidente da AMB, César Eduardo Fernandes, abrirá e coordenará o debate. Ele reitera que o foco da ASB é 100% a assistência de qualidade aos cidadãos do Brasil. Daí a bem-sucedida união de forças, centrada em uma visão cidadã, sem quaisquer ranços partidários, políticos ou ideológicos.

Programação:

13h - Abertura
César Eduardo Fernandes - Presidente da AMB

13h15 - Plano de Governança e de Ação da ASB
Milena Pavan Serafin - Professora de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP
Marcia Bandini - Professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP
Marco Akerman - Professor do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP

14h - Debate sobre as Propostas da ASB
Gonzalo Vecina Neto - Professor do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP
Ana Maria Malik - Professora Titular da Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Sérgio Zanetta - Professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo

15h30 - Intervalo

15h45 - Contribuições dos Participantes
Moderadores:
César Eduardo Fernandes - Presidente da AMB
Luciana Rodrigues Silva - 1ª Vice-Presidente da AMB

17h45 - Constituição da Rede Executiva da ASB
César Eduardo Fernandes - Presidente da AMB

18h15 - Encerramento
César Eduardo Fernandes - Presidente da AMB