O QUE DIZ A MÍDIA
04/10/2021 - Apenas 6% dos atrasados procuram postos para completar vacinação no Dia V em SP
Mais de 5.000 postos ficaram abertos ao longo de sábado (2) no Dia V de vacinação contra Covid-19 no estado de São Paulo, mas a participação da população foi bastante tímida.
Em média, apenas 1 em cada 16 pessoas (6%) com a imunização atrasada compareceu para tomar a segunda dose. Apesar da iniciativa, pouco mais de 3,9 milhões de paulistas ainda não completaram o esquema vacinal dentro do prazo adequado.
Segundo dados parciais da própria Secretaria Estadual da Saúde, 265 mil foram aos postos de vacinação neste sábado. Além desses, também foram registradas 78 mil atualizações realizadas pelos municípios na plataforma que contabiliza a população imunizada.
O balanço divulgado pela secretaria afirma que a antecipação da segunda dose da Pfizer, que teve o intervalo reduzido de 12 para 8 semanas, tem relação com o alto número de atrasados. A diminuição do espaço entre as aplicações do imunizante passou a valer em 24 de setembro. Com isso, todos os que tomaram a primeira dose há mais de oito semanas já entram na lista dos atrasados. Segundo a secretaria, esse grupo corresponde a aproximadamente 2,07 milhões de pessoas —praticamente a metade do total.
“Os resultados preliminares de hoje reiteram a importância destas ações especiais para seguirmos avançando na campanha”, afirmou a coordenadora geral do PEI (Plano Estadual de Imunização), Regiane de Paula. “Teremos um novo Dia V no dia 16 de outubro e, mais uma vez, pedimos à população que aproveite a oportunidade para completar sua vacinação e reforçar a proteção contra a Covid-19”, completou.
O governo estadual estima, porém, que os números gerais estejam defasados em comparação com a realidade. Levantamento do PEI estima que o total de faltosos poderia ser 35% menor se todas as cidades atualizassem a plataforma VaciVida no mesmo dia da aplicação da segunda dose. Os municípios têm até 72 horas para reportar esses dados.
O balanço atualizado do progresso da vacinação no estado deverá ser divulgado nesta segunda-feira (4).
Fonte: Folha de S.Paulo