O QUE DIZ A MÍDIA

31/08/2021 - Aplicativo para passaporte da vacina já está disponível em SP

Os cerca de 7,5 milhões de usuários cadastrados no SUS (Sistema Único de Saúde) residentes da capital paulista, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, já podem baixar no celular, ou computador, o aplicativo e-saúde, da Prefeitura de São Paulo.

O sistema emite o passaporte da vacina, que passa a ser obrigatório, a partir de quarta (1º), para entrar em eventos com mais de 500 participantes.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou nesta segunda-feira (30), que para participar de “grandes eventos”, como congressos e feiras de negócios, por exemplo, o será preciso apresentar a comprovação de ter tomado ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19.

O aplicativo, que desde domingo (29) já pode ser baixado nos sistemas Android e iOS dos celulares, além de computadores, é um dos recursos para participar destes eventos com grande público.

“A pessoa pode mostrar fisicamente [com comprovante de vacinação] ou pelo aplicativo do Poupatempo [do governo estadual] que tomou alguma dose de vacina”, acrescentou o prefeito. Para entrar em bares e restaurantes, porém, a medida é facultativa”, disse.

Após baixar o aplicativo e-saúde, os dados da pessoa, assim como um QR-code, são emitidos para organizadores de eventos, além de donos de estabelecimentos que optem em exigir a vacinação para entrar nos locais.

Os comerciantes e organizadores, acrescentou a prefeitura, também devem baixar o aplicativo, para fazer a checagem com base nos dados disponibilizados por clientes e frequentadores.

Além do passaporte da vacina, o aplicativo pode ser usado para agilizar o atendimento nas unidades de saúde, segundo o secretário municipal da Saúde Edson Aparecido.

Fonte: Folha de S.Paulo