ÚLTIMAS

29/05/2017 - APM se reúne com sociedades de especialidades

 

Com a proposta de discutir os principais desafios da prática médica e estreitar ainda mais o relacionamento entre a Associação Paulista de Medicina e as sociedades de especialidades, em 26 de maio, a Defesa Profissional da APM se reuniu com representantes de quatro entidades médicas paulistas.

Na ocasião, foram apresentados aos presentes os valores reafirmados pela atual gestão da Associação Paulista de Medicina, com destaque para a representação médica nas esferas governamentais, na defesa profissional pública e privada e na qualificação médica.

 “A Associação Paulista de Medicina tem hoje uma importante participação no cenário nacional, além de uma estrutura muito boa e funcional. Por isso, estamos disponibilizando todos os nossos departamentos para eventuais parcerias com as sociedades, porque acreditamos que unidos, estaremos mais fortalecidos”, ressaltou o diretor adjunto de Defesa Profissional, Marun David Cury, mediador da reunião.

O presidente da APM, Florisval Meinão, apontou as dificuldades hoje enfrentadas pelos profissionais médicos, tais como o teto para os gastos públicos que congela por 20 anos os recursos destinados à saúde pública; as condições precárias de trabalho, principalmente no sistema público; a má remuneração da categoria; e os desafios enfrentados pelo médico recém-formado no momento de inserção no mercado de trabalho.

“Diante desse cenário preocupante, não conseguimos agir isoladamente, com cada entidade cuidando de si. Isso só leva à fragmentação da luta médica e o seu posterior enfraquecimento.

Por isso, essas conversas objetivam estreitar os nossos laços exatamente na área de defesa profissional”, reforçou Meinão.

A reunião contou com a presença do presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Claudio Barsanti; da diretora da Comissão de Ética e Defesa Profissional da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), Rosa Alheira; do primeiro secretário da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Mario da Costa Cardoso Filho; e da coordenadora de Comunicações da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Luciana Archetti Conrado. Entre os diretores da APM, participaram ainda João Sobreira de Moura Neto (Defesa Profissional) e Ademar Anzai (Marketing).