Últimas notícias

11/12/2020 - Após três anos, Revalida volta a acontecer

No primeiro domingo de dezembro (6), mais de 15 mil médicos formados fora do Brasil fizeram a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicas Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida).

Ao todo, médicos de 57 nacionalidades se inscreveram para o Revalida 2020. Do total de 15.498 inscrições, 10.720 foram de brasileiros. As outras duas nacionalidades com mais representantes no exame foram cubanos (2.700) e bolivianos (980). O Inep registrou, ainda, que Bolívia (7.154), Cuba (3.928) e Paraguai (2.400) foram os países que deram origem à maioria dos diplomas.

A primeira prova aplicada nesta primeira fase foi teórica e dividida em duas partes: uma de 100 itens objetivos a serem resolvidos e outra de cinco questões discursivas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. Os gabaritos já foram divulgados, enquanto os resultados das provas escritas só serão divulgados em 8 de fevereiro.

Neste primeiro momento, foram contempladas questões de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade e Saúde Pública. Os classificados para a segunda etapa participarão da prova prática, composta de 10 anamneses em uma estação clínica. Nestas entrevistas, atores simularão pacientes com diversos sintomas.

Novidade desta edição é que se o médico formado no exterior for reprovado na segunda etapa, poderá se reinscrever diretamente nessa fase nas duas edições consecutivas. Em edições anteriores, era necessário fazer todo o processo desde o início. Cronograma, diretrizes e procedimentos da segunda etapa serão publicados posteriormente, em edital próprio.

As provas foram aplicadas em 13 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Revalida
O Revalida tem o objetivo de verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde, em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no Brasil.

O exame foi estabelecido em 2011 e é fruto de parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde. Até 2017, foram sete edições, com um total de 24.327 inscrições. Aproximadamente 60% dos participantes são brasileiros, sendo a Bolívia o país de origem de grande parte dos diplomas. A última edição teve 7.380 inscritos, com 393 aprovados.