Últimas notícias

05/05/2021 - Assembleia de Delegados aprova relatório de atividades da APM

Na última sexta-feira, 30 de abril, a Assembleia de Delegados da Associação Paulista de Medicina aprovou, em reunião virtual, o relatório das atividades de 2020 da Diretoria da APM, com 88 votos favoráveis e uma abstenção. No encontro, presidido pelo delegado da capital Walter Manna Albertoni, também foram aprovadas as atas das assembleias anteriores.

Lacildes Rovella Júnior, diretor de Patrimônio e Finanças da APM, foi o responsável por apresentar as ações da Associação no último ano. “Quando fizemos o planejamento orçamentário para 2020, em novembro de 2019, não tínhamos ideia de que teríamos um ano impactado por uma pandemia, como foi”, recordou ao início.

O diretor também lembrou que a construção do Edifício Dr. Florisval Meinão tem significado uma receita em constante expansão para a Associação. “A entrada não foi maior, pois também negociamos com os locatários por conta da pandemia. Mas as receitas estão crescendo para a APM.”

Rovella Júnior afirmou, ainda, que 2020 foi um ano extremamente difícil, mas que a APM conseguiu um resultado positivo difícil de encontrar em outras sociedades e instituições associativas.

Após expor aos delegados as contas da Associação no último ano, o diretor de Patrimônio e Finanças apresentou um relatório de auditoria independente sobre as demonstrações contábeis da entidade.

“Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da entidade, em 31 de dezembro de 2020, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo nessa data”, diz o texto.

Foi apresentado, ainda, o parecer do Conselho Fiscal da APM sobre as contas, dado em reunião realizada em abril último, por videoconferência. O grupo aprovou as contas, com recomendação à Assembleia de Delegados que também as aprovassem.

“O Conselho parabeniza a Diretoria da APM e enaltece a ação para controle de contas e manutenção de austeridade e sugere que sejam mantidas estas medidas, visando segurança e estabilidade à nossa Associação”, diz o documento.

Antes de abrir a votação do relatório de atividades, Rovella Júnior ressaltou que a apresentação dos números na reunião ocorre de maneira resumida, mas que todas as movimentações de entradas e saídas financeiras na APM são registradas e catalogadas, estando à disposição dos delegados para consulta.

Ao fim das apresentações, além da votação do relatório e das atas, também foi aprovado um voto de louvor à Diretoria da APM por conta do trabalho realizado, após proposição feita pela delegada da capital Marilene Rezende Melo.

Além de Albertoni, compuseram a mesa virtual da Assembleia, como secretários, os delegados João Eduardo Charles (São Bernardo do Campo) e Alice Antunes Mariani (Jales), além do presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral.

Contribuições
Antes do encerramento da Assembleia, alguns delegados e diretores fizeram contribuições ao debate. Marun David Cury, por exemplo, ressaltou que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, a APM manteve um padrão de contas como o dos últimos anos. “Vemos que a reserva da Associação nos deixa com uma situação muito segura”, declarou o diretor de Defesa Profissional da instituição.

Nise Yamaguchi, delegada da capital, também participou. “O trabalho da Diretoria da APM é exemplar. Acredito que tudo foi feito com competência e austeridade, são contas transparentes”, disse. A médica também propôs uma força-tarefa proativa aos delegados, como forma de buscar maneiras de aumentar as receitas da Associação.

Por fim, José Luiz Gomes do Amaral agradeceu os votos de confiança de todos os colegas. “Quando surgiu, no ano passado, essa pandemia, nos vimos face a dificuldades que não poderíamos jamais prever. Continuamos, então, uma reestruturação que já havia se iniciado na gestão do [ex-presidente da APM] Florisval Meinão, que reorganizou a APM, a fazendo sustentável.”

O presidente da Associação também ressaltou que a sua Diretoria tem trabalhado para buscar soluções em relação a aumento de receitas e redução de custos, sem prejuízo de eficiência, em todos os âmbitos: nas Regionais, no Clube de Campo e na sede social. “Agradeço a colaboração de todos”, finalizou.

Galeria de Imagem