ÚLTIMAS

21/01/2021 - Atenção: Ministério da Saúde não telefona nem envia SMS para marcar vacinação
“O Ministério da Saúde esclarece que não realiza agendamento para aplicação de nenhum tipo de vacina nem envia códigos para celular dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Caso receba solicitação de cadastro, não forneça seus dados e denuncie às autoridades competentes”, diz o informativo.
De acordo com o Ministério, os criminosos também ligam para diversos celulares fazendo falsas pesquisas e, novamente, solicitando o código que dá acesso aos aplicativos de mensagens. “Essa ação clona seu aplicativo de mensagens e dá acesso ao seu celular aos golpistas”, reforça o informativo.
Vacina Já
No dia 17 de janeiro, o governo de São Paulo lançou o site oficial vacinaja.sp.gov.br para agilizar a campanha de vacinação contra a Covid-19 no estado. Todas as pessoas podem fazer o pré-cadastro, no entanto, nesta primeira etapa, serão priorizados os profissionais de Saúde, população indígena, população quilombola, idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência. A previsão, nesta primeira fase, é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas, com a aplicação de 18 milhões de doses.
O pré-cadastro é opcional e não é um agendamento. Visa apenas garantir um atendimento mais rápido nos locais de vacinação e evitar aglomerações futuras. Apenas nos dois primeiros dias, o site já tinha contabilizado um milhão de pré-cadastros, economizando 90% no tempo de atendimento para imunização.
O governo estadual também alertou à população para não acessar falsas plataformas de pré-cadastro para a vacinação e reforçou que não envia mensagens de texto (SMS) com links e não realiza contato telefônico para solicitar ou validar dados e informações.
“O Vacina Já tem o domínio do governo (.gov.br). Não tem como fraudar isso. É um site verdadeiro. Estamos lidando com fake news desde o início da pandemia, então precisamos estar atentos”, explica Eduardo Pugnali, secretário executivo de Comunicação de São Paulo, em reportagem publicada pela Istoé Dinheiro.