SAÚDE E SOCIEDADE
09/11/2021 - Boletim Câmara dos Deputados 09/11/2021
Comissão poderá debater sobre os desafios no rastreamento do câncer de colo de útero no Brasil e o custo-efetividade de novas tecnologias
A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados pode votar, em reunião deliberativa na quarta-feira (10), o requerimento de audiência pública para debater os desafios no rastreamento do câncer de colo de útero no Brasil e o custo-efetividade de novas tecnologias para rastreamento e diagnóstico.
O autor do requerimento, deputado Alexandre Padilha (PT-SP), relatou que a Organização Mundial de Saúde recomendou a substituição do rastreamento citológico pelo teste de HPV devido a sua maior sensibilidade e possibilidade de antecipação do diagnóstico. Ele explicou que recentemente foi demonstrada seu custo-efetividade para utilização no SUS, num programa de base populacional em Indaiatuba, interior de São Paulo. Além disso, defendeu que a incorporação da nova tecnologia é uma oportunidade para definir novos processos no rastreamento.
Em seu texto, ele sugeriu que o tema seja debatido com os seguintes convidados:
- Professora Diama Batra – CAISB-HC/Unicamp
- Representante do CONAS
- Representante da CONASENS
- Representante da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde
- Representante secretaria executiva da CONITEC
- Representante da OPAS
- Prof. Mozart Sales, EMIP/Secretaria Estadual de saúde de Pernambuco
E agora?
O requerimento será analisado na reunião deliberativa da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados agendada para esta quarta-feira (10).
Documentos:- REQ 392/2021