SAÚDE E SOCIEDADE

10/11/2021 - Boletim Câmara dos Deputados 10/11/2021

Concedida vista na análise do parecer sobre a PEC que trata da utilização de radioisótopos

Na quarta-feira (10), foi realizada a 8ª reunião extraordinária da Comissão Especial destinada a proferir parecer à PEC 517/2010, que autoriza a produção, a comercialização e a utilização de radioisótopos para pesquisa e usos médicos. A reunião teve como objetivo a discussão e votação do parecer favorável do relator, deputado General Paternelli (PSL-SP).

O deputado General Paternelli (PSL-SP), durante a leitura do parecer, destacou os motivos pelos quais julga favorável a aprovação da PEC 517/2010.  Dentre eles, constam a necessidade de adoção de medidas para a democratização da medicina nuclear, tal como a quebra do monopólio da União na produção de radioisótopos de meia-vida superior a duas horas, para a pesquisa e uso médicos; e a busca pela independência da importação de muitos radioisótopos de meia-vida longa, com gastos milionários, e de países distantes, o que também tem perdas de atividade devido ao decaimento radioativo.

Foi concedida vista conjunta aos parlamentares Alexandre Padilha (PT-SP), Dr. Frederico (PATRIOTA-MG), Jorge Solla (PT-BA), Lafayette de Andrada (REPUBLIC-MG)e Weliton Prado (PROS-MG), para que sejam realizados ajustes e observações, caso necessários.