ÚLTIMAS NOTÍCIAS

23/03/2021 - Calamidade em Sorocaba: APM apela ao deputado Vitor Lippi

O presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, e o presidente da Sociedade Médica de Sorocaba – Regional da APM –, Eduardo Luis Cruells Vieira, encaminharam carta ao deputado federal Vitor Lippi com pedido de intervenção sobre a situação calamitosa que vive Sorocaba. Neste momento crítico da pandemia de Covid-19 no Brasil, a cidade tem sofrido com a falta de recursos básicos para o suporte ventilatório de pacientes doentes.

Confira a comunicação na íntegra:

Excelentíssimo Senhor Deputado Federal
Doutor Vitor Lippi

Dirigimo-nos a Vossa Excelência na qualidade de Presidentes da Sociedade Médica de Sorocaba, entidade representativa da classe médica da cidade de Sorocaba e da Associação Paulista de Medicina, que, por sua vez, é a entidade representativa dos médicos do Estado de São Paulo, instituições com mais de 70 e 90 anos de existência, sempre à serviço saúde do estado e do país.

Solicitamos Vossa intermediação junto aos Excelentíssimos Senhores Presidentes das Casas do Congresso Nacional, Câmara dos Deputados e Senado, Deputado Artur Lira Senador Rodrigo Pacheco, para a solução da gravíssima situação em que nos encontramos.

Vivemos escassez absoluta de recursos essenciais para o suporte ventilatório de pacientes graves acometidos de Covid-19, sejam tranquilizantes (midazolam), hipnóticos (propofol), opióides (fentanila) ou bloqueadores neuromusculares (atracúrio, cis-atracúrio e rocurônio).

A falta destes fármacos inviabiliza ainda procedimentos anestésicos essenciais para a realização de procedimentos cirúrgicos de qualquer natureza, sejam os integrantes da rotina, sejam os das urgências cirúrgicas.

Instala-se destarte um quadro absolutamente caótico na atenção médica e cirúrgica, que exige imediata correção, visto que disto depende a sobrevivência de milhares de cidadãos, os acometidos de Covid-19 e todos os que padecem de afecções cirúrgicas.

Esta é a trágica realidade de Sorocaba e região, mas também o cenário sombrio de todos os hospitais públicos e privados do Estado de São Paulo.

Na expectativa de que possamos abreviar o sofrimento e poupar a vida de milhares de brasileiros, manifestamos confiança na vossa intervenção e aproveitamos a oportunidade para expressar nossos melhores votos da mais elevada estima e consideração.

Dr. Eduardo Luis Cruells Vieira – Presidente da Sociedade Médica de Sorocaba
Dr. José Luiz Gomes do Amaral – Presidente da Associação Paulista de Medicina (APM)