RADAR

28/10/2018 - Casal de médicos expressa amor pela fotografia
Como definir fotografia em poucas palavras? Para a médica Norma Vasconcelos Saldanha Marinho, “um registro da alma”. Para seu companheiro, também médico, Clelgen Luiz Bonetti, “um momento capturado, às vezes, enganoso”. Assim, a dupla – que possui bagagem de muitos anos com a arte fotográfica - resolveu se unir para capturar imagens da fauna, da flora e de pessoas, sobretudo, no estado de São Paulo.
Dentre os vários prêmios colecionados nos currículos dos médicos destaca-se o mais recente, que valeu uma exposição na Faculdade de Biologia da Universidade de Salamanca (Espanha), em março deste ano, com o projeto sobre aves no estado de São Paulo. “Compreendemos que onde há aves, há um meio preservado. Fizemos um mapa de localização das mais diversas espécies e enviamos 40 imagens com as principais características delas”, relata Norma, que é médica nuclear.
Mas de onde surgiu a vontade de registrar momentos?
Clelgen é fotógrafo amador desde os 10 anos. “No começo, fotografava o ambiente familiar. Como gostava de automobilismo, fiz muitas fotografias também de automóveis e corridas. Já na época de faculdade, cheguei a comprar um estúdio com todo o equipamento de um colega da turma e revelava fotos em preto e branco”, relembra o ortopedista.
Com o advento do sistema digital, passou a se dedicar mais ao passatempo. “Minha esposa e eu começamos a fotografar mais seriamente e nos inscrever em concursos, inclusive neste projeto recente de captar imagens de pássaros, porque viajamos muito e fazemos muitas trilhas, seja pelo interior São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro”, explica.
Já Norma se interessou por registros fotográficos há 10 anos, mesmo convivendo com o pai que gostava da prática. “Ele tinha várias câmeras, mas não me interessava. Quando comecei a rever as caixas com todos os registros daquela época, passei a me dedicar ao hobby”, disse.
E a relação entre a fotografia e a prática médica?
“Medicina Nuclear é imagem fotográfica. Trabalho com pixels [menor elemento em um dispositivo de exibição] e voxels [gride regular em um espaço tridimensional], que são os mesmos elementos gráficos usados na fotografia. Ou seja, a minha área de atuação é uma modalidade por imagem dinâmica, num nível mais sofisticado”, relata Norma.
“Já eu costumava fotografar as cirurgias, para usar as imagens como documento”, diz o ortopedista.
O mais novo projeto do casal se iniciou neste mês de outubro. A ideia é registrar a vestimenta, a união e as características das pessoas que frequentam o baile de uma associação, cujo imóvel foi tombado historicamente, no bairro da Lapa, Zona Oeste de São Paulo.
Norma e Clelgen recentemente emprestaram alguns de seus premiados cliques para a campanha #hobbydosmedicos, veiculada na conta de Instagram da APM. No site www.clelgenfoto.com.br, é possível conhecer o acervo da dupla. Confira!
Fotos: Marina Bustos
Galeria de Imagem



