O que diz a mídia
08/01/2019 - Cientistas identificam animais que podem ser hospedeiros da próxima dengue
Viva Bem Uol
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, identificaram espécies de animais que têm maior probabilidade de serem hospedeiras de vírus como zika, dengue e febre amarela. O estudo foi publicado em dezembro no periódico Nature Communications.
Para a pesquisa, os cientistas coletaram todos os dados publicados sobre animais que testaram positivo para esses vírus. Com a ajuda de um programa, eles analisaram aproximadamente 10.400 espécies de aves e 5.400 mamíferos, para identificar as espécies mais prováveis de hospedarem os vírus.
O programa previu centenas de espécies hospedeiras anteriormente não observadas. Para se ter ideia do tamanho da descoberta, das 173 espécies identificadas com maior probabilidade de serem hospedeiras para o vírus da dengue, 139 não foram reconhecidas anteriormente.
A maior parte desses animais habitam regiões da América do Sul e do Sudeste Asiático, principalmente para o vírus da zika. Já a Europa tem mais possíveis hospedeiros da encefalite japonesa, infecção que pode causar inchaço cerebral. Apesar de ser comumente causada pela picada de mosquitos infectados, o novo estudo mostrou que grande parte das espécies que podem se tornar hospedeiras para a encefalite no futuro são aves comuns.
Christine Kreuder Johnson, coautora do estudo, diz que o trabalho de modelagem pode ajudar os pesquisadores a identificar quais espécies de primatas poderiam ser potenciais hospedeiros de vírus, fornecendo aos cientistas e autoridades de saúde um roteiro para os esforços de detecção e vigilância de doenças. O estudo, por exemplo, indicou que os primatas são os principais hospedeiros do zika e da febre amarela, mas apenas nove das 21 espécies de primatas que foram preditas como hospedeiras até o momento.
"Amanhã, se houver um surto em todo o mundo, saberemos quais espécies de animais selvagens são mais propensas a serem infectadas, além dos humanos", afirma o principal autor do estudo, Pranav Pandit.
Educação Médica
Valorização de Honorários
Financiamento da saúde
Carreira de Estado
Redução de impostos
Pesquisas Datafolha