SAÚDE E SOCIEDADE

06/10/2021 - Congresso Nacional lança campanha Outubro Rosa de conscientização sobre o câncer de mama

O Congresso Nacional lançou oficialmente a campanha Outubro Rosa nesta segunda-feira (4). O início foi marcado pela iluminação das torres e das cúpulas do Congresso com a cor-tema da campanha.

O movimento do Outubro Rosa teve início nos anos 1990, nos Estados Unidos. Desde então, a campanha tem sido realizada anualmente no mês de outubro. Ela tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama.

Pela Câmara dos Deputados, participam da Campanha Outubro Rosa a Secretaria da Mulher (SecMulher) – por meio da Procuradoria da Mulher e do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde; as Comissões dos Direitos da Mulher (CMulher), de Seguridade Social e Família (CSSF) e Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil; e também as Frentes Parlamentares Mista da Saúde, e Mista da Luta contra o Câncer, além do GT Desafios da Oncologia no Brasil (pela CSSF), em parceria com o Senado Federal, por meio da Procuradoria Especial da Mulher e da Liga do Bem.

Participaram da cerimônia de abertura a Diretora-geral do Senado, Sra. Ilana Trombka; o presidente do Congresso Nacional, Senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG); a Procuradora Especial da mulher no Senado Federal, Senadora Leila Barros (CIDADANIA-DF); a Coordenadora-geral da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, Deputada Celina Leão (PP-DF); a Senadora Maria Eliza (MDB-RO); e as deputadas federais Erika Kokay (PT-DF), Maria do Rosário (PT-RS), Rosa Neide (PT-MT) e Caroline de Toni (PSL-SC).

A Deputada Celina Leão se emocionou ao falar da Deputada Tereza Nelma, que está neste momento na luta contra o câncer. “A Tereza é uma pessoa de fibra, de muita garra. Para nós, simboliza muito a luta da mulher contra o câncer, a batalha da mulher, ela que se esquece das dores que passa para se preocupar com causa, nos ligando para saber se estava tudo certo para esta apresentação”, destacou.

Para a Senadora Leila Barros, a campanha Outubro Rosa consolida-se ano após ano como uma campanha de eficácia comprovada. “O numero de mamografias realizadas no âmbito do SUS é bastante revelador, todos os anos no mês de outubro durante a realização da campanha há um aumento recorrente e significativo dos números de procedimentos realizados, ou seja, as chamadas mamografias de rastreamento indicadas para as mulheres de 50 a 69 anos, sem sinais e sem sintomas”, destacou a senadora.