O QUE DIZ A MÍDIA

11/11/2021 - Covid: SP manterá uso obrigatório de máscaras

 A Prefeitura de São Paulo vai manter a obrigatoriedade do uso de máscaras pelo menos até o dia 5 de dezembro, quando será feita uma nova avaliação sobre o cenário da pandemia na capital.
A liberação está condicionada aos números de casos, internações e mortes por Covid, além de depender do avanço da vacinação de adolescentes. Atualmente, o uso das máscaras é obrigatório em lugares abertos e fechados na cidade. Em coletiva nesta quarta-feira (10), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), apresentou um plano de flexibilização, que só valerá quando 95% da população total estiver com esquema vacinal completo.
Hoje, esse índice é de 89% na capital paulista. A Prefeitura espera chegar a 95% no início de dezembro, até o dia 5. Em relação à população maior de 18 anos, 96% estão completamente imunizados. A discussão sobre o fim da obrigatoriedade das máscaras, porém, não considera ainda a liberação em ambientes fechados. — Não discutimos ainda condições da não utilização das máscaras em locais fechados.
O estudo todo sempre foi dos ambientes abertos — disse o secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido. No âmbito estadual, o governo anunciou que o uso de máscaras pode ser flexibilizado a partir do dia 1º de dezembro. A data pode ser antecipada ou adiada, também de acordo com o desenrolar da pandemia. Ainda assim, os municípios têm autonomia para decidirem sobre as medidas de precaução. Os municípios do ABC Paulista, como por exemplo Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, já anunciaram que o uso de máscaras será mantido pelo menos até o dia 31 de dezembro, em locais abertos e fechados. Preocupação com transporte público.
Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, o governador de São Paulo, João Doria, afirmou que novas medidas sobre o tema serão anunciadas na próxima semana, em conjunto com a Prefeitura. Mas o secretário de estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que a retirada de máscaras em locais fechados será a última ação nesse sentido. — Estamos analisando os números de queda progressiva de casos, internações e mortes e o incremento satisfatório na vacinação.
O desejo do nosso Comitê Científico que faz essa análise em conjunto com o governador João Doria é que tenhamos 75% da nossa população geral de todas as faixas etárias vacinadas. E estamos chegando a esse número — afirmou o secretário. Ele lembrou, porém, que a retirada das máscaras será feita de forma escalonada: — Primeiro em ambientes externos sem aglomeração. Para nas análises complementares serem retiradas em ambientes externos com aglomeração, como ruas de comércios. A seguir serão avaliadas condições pontuais como ambientes fechados sem aglomeração e ambientes fechados com aglomeração.
E aí se entende que na lanterninha da retirada de máscaras estará o transporte público, que vai merecer um cuidado ainda maior. Atualmente, o estado de São Paulo tem 90% da população maior de 18 anos com esquema vacinal completo.
Fonte: O Globo