ÚLTIMAS NOTÍCIAS

12/05/2021 - CQH aborda Ciclo de Melhoria Contínua – PDCA
Para debater o ciclo do aperfeiçoamento contínuo do processo (PDCA), Diagrama de Ishikawa e outros temas, no dia 6 de maio, o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) - da Associação Paulista de Medicina - realizou webinar com o palestrante Jackson Vilela, médico voluntário do CQH e participante do Grupo de Benchmarking Qualidade.
Yoná Murad, Secretária Geral da Sociedade Paulista de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (SOMPAS) fez a abertura do evento apresentando o palestrante, agradecendo a presença dos convidados e ressaltando a importância da reunião.
“O principal intuito deste grupo é criar um ambiente que permita uma maior aproximação com os hospitais participantes”, introduziu.
Ciclo de aperfeiçoamento
O Ciclo PDCA (Ciclo de aperfeiçoamento contínuo do processo) é uma metodologia de extrema importância na implementação de Sistema de Gestão da Qualidade.
Criada pelo estatístico Edwards Deming, o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) é um método de gerenciamento que ajuda as organizações no planejamento e execução de suas atividades; para solucionar um problema, como também para acompanhamento de processos, com objetivo de alcançar melhoria contínua.
O palestrante iniciou sua apresentação mostrando as mudanças feitas no roteiro de visitas aplicado desde novembro de 2016 e as atualizações feitas para o novo modelo inaugurado em março deste ano.
“Nós estamos sempre buscando melhoria para nossos processos, nosso roteiro de visitas era de 2016 e passou por um processo de atualização há seis meses, onde o núcleo discutiu e adaptou o novo modelo, com métodos usados no modelo anterior”, explicou.
“Planejar se torna a parte mais importante, para executar é necessário ter um plano, verificar é um painel de bordo, se faz preciso criar ferramentas para buscar o que é necessário resolver, e todos esses processos geram aprendizado”, completou.
PDCL
Aprender continuamente é o principal objetivo do PDCL, sendo a experiência anterior sempre usada como base para novos planejamentos, o que gera crescimento organizacional pelo conhecimento gerado, guardado e reaplicado, baseado em planejar, executar, verificar e aprender.
“Com essa ferramenta, conseguimos enxergar todo o trajeto, ela nos obriga a seguir todos os passos de forma estruturada, para podermos completar o ciclo e concluirmos o processo com aprendizado”, ressaltou Vilela.
O palestrante explicou sobre o que a aplicação do PDCL permite, ciclo de controle, ferramentas da qualidade que podem ser usadas para uma boa execução, mapeamento dos processos e análises de ambientes. E destacou que ferramentas como SWOT, G.U.T e 5W2 são essenciais para definir pontos fortes e fracos, definir gravidade, urgência, tendência e planejamento para investigação de um problema.
Vilela também trouxe alguns dos principais erros a serem evitados durante o ciclo de aperfeiçoamento contínuo do processo, entre eles: fazer sem planejar; definir metas e não definir os métodos para atingi-las; definir metas e não preparar o pessoal para executá-las; fazer e não checar; parar após uma “volta” do ciclo.
Plano Operacional – monitoramento e funcionamento do diagrama de Ishikawa (causa e efeito ou espinha de peixe) utilizado para identificar os fatores que influenciam na causa do problema e ajudar a estruturar a causa inicial para facilitar a análise , também foram temas debatidos no webinar.
Ao final da apresentação, o palestrante ainda respondeu questionamentos dos representantes de hospitais presentes e adeptos ao programa.
Milton Osaki, coordenador do CQH e Presidente da SOMPAS finalizou o evento parabenizando os organizadores e o palestrante. “Agradeço a presença dos hospitais e estamos abertos a sugestões. O CQH tem como missão apoiar os hospitais para melhoria da qualidade assistencial”, finalizou.
Galeria de Imagem



