ARTIGOS
24/08/2009 - Doenças mais comuns na infância
Existem doenças características da criança, principalmente em idade pré-escolar. Para combatê-las, é muito importante respeitar o calendário de vacinação logo após o nascimento. A seguir, conheça os problemas mais comuns na infância e como fazer para preveni-los.
Catapora ou varicela: é uma doença causada por um vírus do grupo herpes. Normalmente, manifesta-se por febre e pequenas "bolhas" na pele, sendo contagiosa até que todos os ferimentos estejam cicatrizados, o que ocorre em torno de 6 ou 7 dias. O mais provável é que seu filho tenha feito contato com uma criança portadora do vírus cerca de 2 semanas antes. Embora benigna, a catapora é muito incômoda, especialmente quando evolui com grande número de lesões na pele, que podem causar coceira, dor e dificuldades para se alimentar e/ou urinar.
Sarampo: é uma doença contagiosa, causada por vírus. Devido às grandes campanhas de vacinação, as crianças que receberam as doses da vacina provavelmente nunca desenvolverão a doença, que também pode acometer os adultos. Os sintomas, em geral, são febre, cansaço, tosse, pequenos pontos brancos na boca e na garganta e manchas vermelhas na face e no corpo.
Rubéola: é uma doença que pode ser muito perigosa. Os primeiros sintomas são dor de garganta, náuseas e vômito. Após o quinto dia, aparecem lesões cutâneas, vermelhidão na pele, gânglios atrás da orelha e nuca.
Importante: Nas crianças, o vírus não causa muitos danos, mas se uma mulher grávida for contaminada, há grandes chances do feto ser infectado pela rubéola congênita, causando retardo mental, lesões de pele, hepatite e até autismo.
Fonte: Dra. Elisabete Fernandes Almeida
CRM 44.022