O QUE DIZ A MÍDIA
24/10/2017 - Doze casos de poliomielite foram registrados em 2017, informa OMS
Em outubro, é lembrado o Dia Mundial contra a Pólio. Na luta pela erradicação, doença persiste em três países: Nigéria, Paquistão e Afeganistão. Brasil não registra casos desde 1990.
Há quase 30 anos, em 1988, quando a Organização Mundial da Saúde se integrou ao programa mundial de erradicação da poliomielite, 10 crianças se tornavam paralíticas por conta do vírus a cada 15 minutos no mundo. Hoje, 12 casos foram registrados em todo o planeta em 2017, informa a OMS.
Para a entidade, a erradicação está próxima, mas a luta deve persistir -- já que a poliomielite, uma doença infecciosa causada por um vírus, leva à paralisia incurável e comprometeu a qualidade de vida de milhares de pessoas em todo o mundo desde o aumento do número de casos, no início do século XX.
No mundo, apenas três países não erradicaram a poliomielite -- Nigéria, Paquistão e Afeganistão. Nesses lugares, informa a Organização Mundial de Saúde, a doença está controlada, mas mais esforços são necessários para garantir a vacinação.
As informações são da Organização Mundial da Saúde e foram divulgadas nesta quarta-feira (24), em razão do Dia Mundial contra a Pólio.
"Estamos perto do nosso objetivo [de erradicação], mas ainda temos muito o que fazer", diz Mohammed Mohammedi, coordenador do programa de erradicação da polio da OMS, em nota.
Por: G1
Educação Médica
Valorização de Honorários
Financiamento da saúde
Carreira de Estado
Redução de impostos
Pesquisas Datafolha