RADAR

15/08/2019 - Ear Parade: conscientização sobre a importância da saúde auditiva
A cidade de São Paulo está sendo palco da Ear Parade, a primeira exposição de arte urbana do mundo sobre saúde auditiva, exibindo esculturas em formato de orelhas gigantes por diversas ruas, praças e avenidas importantes.
Realizada pela Fundação Otorrinolaringologia e organizada pela Artery Produções, a Ear Parade foi instalada no dia 24 de julho com o objetivo de avisar, esclarecer e fazer alertas sobre o problema que é a perda auditiva – principalmente a jovens e adultos sobre o uso inadequado do fone de ouvido, que constantemente está trazendo cada vez mais complicações.
“As esculturas vão nos ajudar a demonstrar como a audição é importante e promove qualidade de vida a todos que querem ouvir. Escutar ajuda a estimular a memória e o raciocínio tanto em idosos, que perdem a audição por causa da idade, quanto em crianças que nascem com deficiência auditiva (ou adquirem com o tempo) e precisam começar o tratamento o mais rapidamente possível” define o idealizador do projeto, Ricardo Ferreira Bento.
Ao redor dos principais pontos da cidade, como a Avenida Paulista (que recebe 13 esculturas), os bairro dos Jardins e de Pinheiros, a Praça da República, a estação de Metrô Tatuapé, as Praças Vilaboim e Buenos Aires, o Viaduto do Chá, o Hospital das Clínicas, o Largo da Batata, o Shopping Frei Caneca e o Parque do Ibirapuera, é possível observar cerca de 60 obras pintadas por artistas plásticos e inspiradas nos mais variados temas, que ficarão expostas até o dia 22 de agosto.
Pensando em todos os gostos, a mostra conta como uma homenagem a Van Gogh, pinturas de flores, cantores de rock, grandes nomes do jazz, importantes atores do cinema mudo, entre outras, todas com o intuito de conscientizar sobre o valor da audição e fazendo um alerta sobre discriminação da surdez.
Programação
Além disso, ações de conscientização à população paulista vêm sendo realizadas, como a Caminhada Ear Parade, que aconteceu na Av. Paulista no dia 28 de julho e concentrou médicos otorrinos, fonoaudiólogos, psicólogos e deficientes auditivos que ouvem por aparelhos tecnológicos.
No Largo da Batata, todas as quintas e sextas, até o dia 22 de agosto na parte da manhã, há uma unidade móvel com exames auditivos e orientações de profissionais da área sobre os resultados dos exames.
No dia 29 de agosto, haverá um leilão beneficente no Centro de Convenções Frei Caneca, que terá parte da renda revertida para a compra de aparelhos convencionais, implantes cocleares e pesquisa de células-tronco para a regeneração auditiva.
Siga a Ear Parade (@earparadebrasil) nas redes sociais e confira o site www.earparade.com.br.
Fotos: Luan Almeida e Flávio Santana
Galeria de Imagem

