APM NA IMPRENSA

14/03/2018 - Força, dedicação e competência distinguem médicas homenageadas no Dia Internacional da Mulher

Por: SBP

A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Silva, recebeu homenagem da Associação Paulista de Medicina (APM) por ocasião do Dia Internacional da Mulher. Em função de outros compromissos profissionais assumidos, a dirigente da SBP foi representada pela 2ª diretora-financeira, dra. Ana Zöllner, que recebeu um troféu da entidade médica em cerimônia realizada em São Paulo (SP).

“Estou lisonjeada com tamanho reconhecimento, que mostra a força e a dedicação das mulheres médicas em prol dos seres humanos, no meu caso, em especial, pelas crianças e adolescentes brasileiros. Essa homenagem prova o quanto somos dedicadas no exercício da profissão, zelando sempre pela saúde dos nossos pacientes”, destacou dra. Luciana.

Também receberam a condecoração as dras. Eloísa Silva Dutra de Oliveira, diretora clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); Lily Yim Weckx, livre docente e pediatra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e Maria da Glória Wieliczka, coordenadora do Programa de Saúde da Família e secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Desde 2001, anualmente a APM seleciona personalidades femininas para receber homenagem por ocasião do Dia Internacional da Mulher. O propósito é reconhecê-las publicamente pelo comprometimento na atuação política, científica, acadêmica e comunitária, destacando o fundamental e transformador papel da mulher médica no cenário social. Neste período, mais de 120 mulheres foram agraciadas com essa homenagem da APM, incluindo líderes de organizações sem fins lucrativos da área da saúde.

NOVA DIRETORIA – No evento ocorreu ainda a solenidade de posse das novas diretorias da Associação Brasileira de Mulheres Médicas (ABMM), Nacional e Seção São Paulo (biênio 2018-2020). A dra. Fátima Regina Abreu Alves assumiu o segundo mandato como presidente da nacional e Magda Maria Sales Carneiro Sampaio, coordenadora do Grupo de Trabalho de Doenças Raras da SBP e membro da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), passou a dirigir a seção São Paulo.

Com mais de 40 anos de carreira médica, dra. Magda assumiu a presidência da entidade estadual (biênio 2018-2020). “É um prazer e uma grande satisfação participar de uma associação tão importante, ao lado de mulheres lutadoras e competentes. É uma responsabilidade enorme”, declarou.

Professora titular de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Magda ainda disse ter muito a agradecer a Ivone Meinão, “por me entregar a ABMM-SP tão bem-sucedida nestas duas últimas gestões, inclusive com todas as contas bem organizadas”. A nova presidente da Associação ainda exibiu três literaturas científicas que apontam que os trabalhos das médicas são mais bem-sucedidos entre os pacientes.

Noticias Relacionadas:

Presidente da SBP receberá homenagem da Associação Paulista de Medicina pelo Dia Internacional da Mulher