Últimas notícias

14/10/2020 - Global Summit Telemedicine & Digital Health 2020 abre os trabalhos

Nesta terça-feira, 13 de outubro, teve início o maior e mais importante evento sobre Telemedicina e Saúde Digital da América Latina. Quem iniciou a cerimônia de abertura do 2º Global Summit Telemedicine & Digital Health, realizado em ambiente 100% digital neste ano, foi o presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral.

O evento da Associação, em parceria com o Transamerica Expo Center, servirá para mostrar quais foram os resultados das discussões conduzidas na primeira edição do GS, avalia Amaral. O presidente da APM lembrou que o Brasil precisar recuperar depressa o trabalho neste campo, que ficou por fazer.

Recordou o aviso da Associação Médica Mundial, ainda em 1999, que conclamava as Associações médicas de todo o mundo a se debruçarem sobre a Telemedicina e a Saúde Digital. “De repente, nos vimos entre os países que não deram a dedicação necessária. Portanto, buscamos em todos os cantos encontrar aqueles que já haviam trabalhado neste assunto e trazê-los ao primeiro Global Summit. Foi surpreendente. Ficamos encantados com as possibilidades que já haviam sido exploradas e com as que estavam abertas, com a perspectiva de realmente ultrapassar esse período de distração.”

Quando os médicos começaram a trilhar os caminhos identificados no GS, a pandemia de Covid-19 surgiu e imprimiu uma velocidade completamente diferente ao processo. “Andávamos já rapidamente. Agora, andamos em velocidade absolutamente inimaginável há poucos anos. Conseguimos, em poucos meses, experiência imensa que certamente será discutida nesse Global Summit”, afirmou Amaral.

O diretor de Tecnologia de Informação da APM e presidente da Comissão Organizadora do GS, Antônio Carlos Endrigo, falou sobre a transformação digital jamais vista pela qual está passando o sistema de Saúde no Brasil. Em sua avaliação, a pandemia de Covid-19 e a crise sanitária estabelecida por ela tem colocado essas mudanças à prova.

“Essas tecnologias têm se mostrado muito eficientes. Todos que estarão conosco nesses quatro dias terão oportunidade de ver experiências sensacionais, com acesso a palestrantes que compartilharão todo o aprendizado que tiveram nesse período. Além do que está por vir nos próximos anos. Tenho certeza que essa transformação digital que vivenciamos é o remédio do Século XXI”, completou Endrigo.

Interação

Jefferson Gomes Fernandes, presidente do Conselho Curador do Global Summit, também falou sobre a importância de o Brasil continuar desenvolvendo o estabelecimento da Telemedicina, que experimentou um crescimento exponencial nos últimos meses, não somente no País, mas também na América Latina e outras localidades.

“Não podemos mais ficar para trás nesse caminho. As evidências mostram de forma clara que a Telemedicina traz benefícios à população, com acesso e mais resolubilidade. Não há caminho de volta. A Telemedicina, em todas as suas modalidades, veio para ficar. Precisamos fazer tudo de forma responsável e ética, com segurança e qualidade, nesse momento de transição.”

Outro médico a participar da solenidade de abertura foi César Eduardo Fernandes, presidente eleito da Associação Médica Brasileira. Além de agradecer o convite da APM, ele parabenizou a Associação pela sua posição e liderança vanguardista no País, trazendo sempre discussões à frente do nosso tempo para a Saúde.

“Já era de se imaginar que o mundo digital se incorporaria às nossas vidas de maneira muito relevante, mas jamais poderíamos imaginar uma pandemia que nos obrigaria, de forma acelerada, a viver esse mundo digital com mais intensidade. Precisamos tirar dele algum proveito. Esse GS nos dará oportunidade de rever a experiência que tivemos, traçar cenários e interagir com convidados de todo o mundo”, disse Fernandes.

O Global Summit Telemedicine & Digital Health 2020 segue até o dia 16 de outubro, de forma virtual. Mais informações em telemedicinesummit.com.br.