Últimas notícias

23/02/2021 - Governo de São Paulo nega venda de terreno do Hospital Darcy Vargas

O Governo do Estado de São Paulo negou, no último dia 15 de fevereiro, que irá demolir o Hospital Darcy Vargas para venda do terreno ao setor privado. Além disso, também foi comunicado que o Executivo paulista decidiu, em dezembro último, construir um novo hospital infantil em área periférica da capital.

A informação foi divulgada após declaração da deputada estadual Janaína Paschoal, em 11 de fevereiro, na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que afirmou que o Governo pretendia vender o terreno à iniciativa privada para viabilizar um novo hospital em área de menor valor imobiliário.

As primeiras informações sobre o tema surgiram no fim de janeiro, quando a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica afirmou ter recebido relatos da intenção de venda do terreno e demonstrou preocupação com o risco de desassistência da população pediátrica em São Paulo.

A Associação Paulista de Medicina, questionada sobre o tema por alguns de seus associados, segue monitorando a situação. A entidade não compactua com nenhuma ação que coloque em risco a assistência e/ou que prejudique o sistema público de Saúde.

Sobre o hospital
O Hospital Infantil Darcy Vargas, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, é referência em atendimento pediátrico de alta complexidade, oferecendo cuidados em regime de internação nas áreas de Oncologia, Hematologia, Nefrologia, Cirurgia Pediátrica, Urologia e Pediatria Geral, entre outras.

Já o ambulatório do Hospital oferece consultas em 26 especialidades médicas: Alergia e Imunologia, Cancerologia, Cardiologia, Cirurgia, Cirurgia Plástica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastrenterologia, Genética Médica, Hematologia e Hemoterapia, Homeopatia, Infectologia, Medicina do Trabalho, Nefrologia, Neonatologia, Neurocirurgia, Neurologia, Nutrologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria da Infância e Adolescência, Reumatologia e Urologia.

O Hospital conta com 11 leitos cirúrgicos, 37 clínicos, 38 pediátricos, 20 complementares e 16 de hospital-dia, totalizando 122 camas. As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatal e Pediátrica são referência na área, inclusive com certificação do Ministério da Saúde. Há, entre outros, serviços de Odontologia, Nutrição, Hemodiálise, Psicologia.

Anualmente, é responsável por 331.350 procedimentos diagnósticos e terapêuticos, 49.835 consultas médicas ambulatoriais em 26 diferentes especialidades, 21.149 atendimentos ambulatoriais multiprofissionais, 13.395 atendimentos no pronto-socorro, 2.719 internações hospitalares e 1.670 procedimentos cirúrgicos, sendo 178 emergenciais.

Foto: Governo do Estado de São Paulo