ÚLTIMAS NOTÍCIAS

03/03/2020 - HC de Botucatu adere ao Programa de Qualidade do CQH

Em janeiro deste ano, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu fez sua adesão ao Programa de Compromisso com a Qualidade Hospitalar, da Associação Paulista de Medicina.

Há cinco anos, avaliadores do CQH haviam visitado a instituição para apresentar a metodologia que preza pela melhoria contínua da qualidade nos serviços de saúde. “Naquele período, a nossa gestão estava focada na documentação e definição de indicadores. Assumi há oito meses a Diretoria e vimos que era hora de começar a demonstrar interesse por esse reconhecimento”, informa a diretora do Departamento de Auditoria do HC, Maria Regina Pires Uliana.

Ainda de acordo com a diretora, o desafio atual é disseminar à comunidade hospitalar a importância do programa de certificação. Para tanto, neste primeiro momento, a alta direção será instruída quanto ao relatório mensal de indicadores, de avaliação e autoavaliação do programa.

“Quando aceitamos a avaliação, temos de entender que o nosso HC poderá estar próximo ou muito distante dos hospitais de referência já selados. Então, isso torna-se uma representação para a comunidade”, acrescenta.

A instituição também tem reorganizado e integrado os núcleos de gestão da qualidade e de segurança do paciente que, até então, atuavam separadamente. “Entendemos que, para receber o selo, é fundamental trabalhar em conjunto.”

Manuais de gestão de qualidade e de segurança do paciente já foram elaborados para que as notificações sejam incentivadas, além de propostas de oficinas de trabalho com o envolvimento de grupos das mais diversas áreas, assistenciais, administrativas e de apoio. “Todas essas iniciativas ajudam a pensar em como sensibilizar ainda mais os funcionários para essa importante questão, que é a qualidade hospitalar.”

O hospital também elaborou uma pesquisa de satisfação para melhorar áreas específicas. “Na maternidade, mudamos muitos processos depois das avaliações. Pontos que não dávamos a devida relevância”, ressalta Maria Regina.

O CQH, criado em 1991, é um programa de adesão voluntária que estimula a participação e a autoavaliação, incentivando o trabalho coletivo – principalmente em grupos multidisciplinares – no aprimoramento dos processos de atendimento e na mudança de atitudes. Além da implantação do modelo de gestão e do selo de conformidade, o programa possui um banco de dados com indicadores hospitalares bastante vasto e atualizado e promove uma série de cursos, treinamentos, palestras etc. Saiba mais em www.cqh.org.br.

 

Notícias relacionadas:

01/10/2019 - Hospital da FAB obtém selo de qualidade pela oitava vez

25/09/2019 - Santa Casa de São José do Rio Preto recebe Selo do CQH

20/05/2019 - CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo

Galeria de Imagem