RADAR

29/11/2019 - Helio Begliomini é o novo presidente da Academia Cristã de Letras

No dia 26 de novembro, o diretor de Comunicação da Academia de Medicina de São Paulo, Helio Begliomini, assumiu a presidência da Academia Cristã de Letras, em mandato bienal de 2020-2021.

Ele é o 17o presidente deste sodalício, já tendo sido precedido por outros quatro médicos: José Pedro Leite Cordeiro (1982); Duílio Crispim Farina (1984-1985); Afiz Sadi (1988-1989 e 1990-1991); e Yvonne Capuano (2012-2013), sendo dois deles da mesma especialidade – Urologia.

Fundada em 14 de abril de 1967, a Academia Cristã de Letras segue os princípios de vitaliciedade da Académie Française.

Reúne em suas 40 cadeiras intelectuais que se destacaram na literatura, albergando em seu conjunto professores, jornalistas, historiadores, educadores, religiosos, médicos, advogados, juristas e desembargadores, dentre outras profissões.

Síntese curricular
Begliomini é formado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí. Especializou-se em Urologia no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo e é mestre em Urologia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp.

Além de ter participado do Projeto Rondon como médico assistente na cidade de Itu (SP), foi monitor de três disciplinas (Fisiologia, Clínica Médica e Urologia), e um dos dois fundadores da revista científica Perspectivas Médicas, órgão oficial daquela instituição de ensino.

Dentre as diversas experiências profissionais, é responsável pelo departamento de litíase e endourologia do Hospital do Servidor Público, urologista e diretor clínico do Instituto de Medicina Humanae Vitae - Imuvi.

É membro de 50 entidades científicas, literárias e culturais do Brasil e do exterior. Foi condecorado por 60 vezes e é detentor de vários prêmios em Medicina e Literatura.

*Com informações da Academia de Medicina de São Paulo