ÚLTIMAS NOTÍCIAS

23/11/2021 - Hospital Cruz Verde recebe apresentação n° 200 do Música nos Hospitais

Uma grande celebração será coroada com a volta dos concertos presenciais do projeto ‘Música nos Hospitais’: a apresentação de número 200 da iniciativa será realizada no próximo dia 1º /12, às 12h30, no Hospital Cruz Verde, referência no acolhimento a crianças e jovens com diagnóstico de paralisia cerebral.

Após uma série de concertos transmitidos ao vivo aos hospitais contemplados, o projeto retorna ao seu formato original após melhora no quadro de infectados pela Covid-19 em território nacional. Desta forma, com a presença de 14 músicos e do maestro Samir Rahme, a iniciativa, mais do que nunca, visa proporcionar uma rotina hospitalar mais leve, levando a alegria e os benefícios da música aos pacientes, funcionários e frequentadores da unidade. O evento é uma realização do Ministério do Turismo e da APM com patrocínio via Lei de Incentivo à Cultura e Aché Laboratórios.

O programa ocorre desde 2004. Desde então, foram realizados 199 concertos, distribuídos em 68 hospitais da capital e munícipios paulistas, além de 10 localizados em outros Estados brasileiros, atingindo mais de 70 mil espectadores entre médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e familiares.

Como contrapartida social do projeto, no ensaio do dia 1/12/2021 – das 9h às 10h, antes do concerto, receberemos na APM os alunos da Escola Estadual Paulo Machado de Carvalho.

Efeitos positivos
Estudos da Associação Americana de Musicoterapia (American Music Therapy Association - AMTA) e da Federação Mundial de Musicoterapia (World Federation of Music Teraphy - WFMT) indicam os efeitos positivos da música no organismo. Conforme afirma o maestro Samir, “a música é um medicamento e, dependendo da forma como você a conduz, pode trazer alívio para as pessoas. O semblante dos pacientes muda depois dos concertos”, diz, complementando que o concerto contribui para que aquele dia ou aquela semana seja melhor para os pacientes.

Esses benefícios, aliás, também são comprovados por diversas associações médicas. A música tem o poder de ajudar a diminuir a ansiedade e o desconforto durante procedimentos médicos, reduzir efeitos colaterais de tratamentos mais agressivos, como quimioterapia e radioterapia, e auxiliar a reabilitação física. Nesse sentido, pesquisa feita pela Associação Paulista de Medicina com o público do projeto nas últimas edições identificou que 78% dos pacientes que assistiram às apresentações conseguiram driblar o peso emocional dos dias de internação e tratamento. Cerca de metade deles viu nas apresentações uma forma de esquecer, momentaneamente, de seus problemas de saúde.

SERVIÇO
HOSPITAL CRUZ VERDE
Data: 1º/12/2021
Hora: 12h30
Concerto online: https://youtu.be/iKRwz-SLOyo (Youtube TV APM)
Local de apresentação da orquestra: Hospital Cruz Verde - Rua Dr. Diogo de Faria, 695 / Vila Clementino – Térreo - São Paulo/SP (exclusivo para pacientes e funcionários do hospital).

Transmissões em telas nos 1º e 2º andares – para as crianças que não poderão se deslocar até o local da apresentação. Algumas delas poderão ocupar a sacada do hospital (1º andar) para visualização do concerto.

Formação da Orquestra do Limiar
Regência: Samir Rahme
Spalla: Marcos Scheffel
Violino I: Mariya Mihaylova Krastanova, Gabriel Gorun, Nikolay Iliev Iliev e Marcela Sarudiansky
Violino II: Kleberson Buzo, Leticia Andrade, Jair Guarnieri e Tiago Paganini
Viola: Camila Ribeiro Rodrigues e Tiago Vieira
Violoncelo: Mayara Alencar e Fabio Petrucelli
Contrabaixo: Thiago Hessel

Programa: 

PURCELL (1659-1695)
RONDÓ DE ABDELAZAR

S. BACH (1685-1750)
BOURRÉE E AIR-SUITE EM RÉ MAIOR

A. MOZART (1756-1791)
ABERTURA AS BODAS DE FÍGARO - ARRANJO: KLEBERSON BUZZO

VILLA-LOBOS (1887-1959)
CHOROS N1 - ARRANJO: MARCOS SCHEFFEL

BRAHMS (1833-1897)
DANÇA HUNGARA N.5

BRITTEN (1913-1976)
PLAYFUL PIZZICATO DA SIMPLE SYMPHONY

EDMUNDO VILLANI-CÔRTES (1930)
OS ESCRAVOS DE JOB - OBRA ESCRITA PARA O PROGRAMA MÚSICA NOS HOSPITAIS

BEETHOLVEN CUNHA (1978)
MOMENTO NORDESTINO N.7- PARA VIOLONCELO E CORDAS – COMPOSTA PARA O MÚSICA NOS HOSPITAIS. SOLO: MAYARA ALENCAR

SAMIR RAHME (1957)
MONTANHAS DE MINAS - ESTREIA MUNDIAL EM COMEMORAÇÃO AO 200º CONCERTO DO MÚSICA NOS HOSPITAIS

PIAZZOLLA (1921-1992)
LIBERTANGO

NAZARETH (1863-1934)
ODEON - ARRANJO: MARCOS SCHEFFEL

Sobre a Orquestra do Limiar
Fundada em 2002 pelo maestro e médico Samir Rahme formado em Composição e Regência na UNESP, que fez sua estreia em um simpósio médico realizado na Sociedade Antroposófica, em São Paulo. Desde a sua criação, e sob o lema “Música para a Alma”, vem apresentando concertos de música instrumental e erudita em congressos, eventos e hospitais, permitindo a milhares de pessoas a oportunidade de entrar em contato com obras clássicas, elevando, dessa forma, seu estado de espírito com o poder curativo da música.

Sobre a Associação Paulista de Medicina
A Associação Paulista de Medicina é uma entidade representativa dos médicos do Estado de São Paulo, sem fins lucrativos e de utilidade pública. Com cerca de 30 mil associados, tem por objetivo identificar e enfrentar os grandes desafios da medicina na atualidade. Além do Música nos Hospitais, a APM apoia diversos programas culturais abertos ao público e gratuitos, como exposições de arte, palestras sobre história da arte, programas musicais que vão do erudito ao jazz, cinema com debates, realiza exposições itinerantes e mantém escola de artes, biblioteca, pinacoteca e o Museu de História da Medicina.

Sobre o Aché Laboratórios
O Aché é uma empresa 100% brasileira com 54 anos de atuação no mercado farmacêutico e tem como propósito levar mais vida às pessoas onde quer que elas estejam. A companhia conta com mais de 5 mil colaboradores orientados pelos valores: integridade, respeito, ousadia, inovação, excelência e sustentabilidade. Por meio das leis de incentivo, o Aché apoia iniciativas voltadas à saúde que estão totalmente alinhadas ao seu objetivo de melhorar a vida das pessoas, levando mais qualidade de vida e bem-estar à população. Aché. Mais vida para você.