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02/04/2021 - Hospital de Aeronáutica de Canoas adere ao Programa CQH

Com o objetivo de transformar o patamar de gestão hospitalar, proporcionando aos profissionais da Saúde melhores condições de trabalho, articulação entre equipes multidisciplinares e atendimento de qualidade aos pacientes, em março, o Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), aderiu ao Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar, da Associação Paulista de Medicina (APM).

A iniciativa de adesão voluntária estimula a participação e autoavaliação para mudança de atitudes e comportamentos em instituições de Saúde, além de incentivar os trabalhos coletivos e integrados entre equipes. “Significa criar, adaptar e gerenciar processos, passando, inclusive, por economia de meios. Concluindo, é um programa que fornece ferramentas importantíssimas de gestão hospitalar”, destaca o coronel médico Edison Cássio Aguirre de Souza, diretor do HACO.

De acordo com ele, a primeira etapa dos trabalhos visa criar uma estratégia de adesão dos colaboradores, com o fomento na mudança de cultura e conscientização.

Localizado no Bairro Fátima, na cidade do RS, o Hospital de Aeronáutica de Canoas segue uma rígida cadeia hierárquica embasada nos princípios militares, sem deixar de lado o compromisso técnico de seus profissionais de Saúde. Criado em 30 de outubro de 1950, ao longo de sua existência, “estimula o comprometimento profissional e moral efetivo, dispondo de equipamento multidisciplinar atualizado nas mais modernas técnicas e primando pela satisfação do usuário e melhoria das performances e dos resultados”, informa o histórico institucional do HACO. 

Assim, a instituição segue todas as legislações militares de Saúde emanadas pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica, órgão central, além de seguir todas as leis e normas do Ministério da Saúde e dos conselhos profissionais.

O coronel médico Aguirre reforça que a adesão ao Programa CQH contribuirá de forma significativa para a relação médico-paciente e familiares. “É como o oxigênio que circula em todas as áreas. Logicamente, o paciente em seu momento de fragilidade sente mais confiança à medida que visualiza os princípios organizacionais de qualidade, isso causa um forte impacto para sua aderência ao tratamento. Ou seja, um hospital que prima por processos de qualidade transfere mais confiança a seus pacientes. Outro aspecto é que a qualidade hospitalar tem os processos de acolhimento e de relacionamento interpessoal bem definidos”, conclui.