ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17/12/2020 - Hospital Infantil Cândido Fontoura recebe 4ª apresentação do Música nos Hospitais
Na última quarta-feira (16), o Hospital Infantil Cândido Fontoura recebeu a 4ª apresentação da temporada 2020/2021 do projeto Música nos Hospitais. Por conta da pandemia, o concerto foi transmitido virtualmente para a instituição pelo canal da APM no YouTube.
Edson Umera, diretor técnico do Hospital e presidente da Associação Paulista de Medicina - Osasco, fez a abertura do evento agradecendo a orquestra, os apoiadores e espectadores: “Em nome dos colaboradores, pacientes, Secretaria de Estado da Saúde e da Regional Osasco, agradeço esse belíssimo presente natalino que a APM nos proporciona. Esse presente de caráter humanitário ajuda nossos pacientes a passarem por esse período de dificuldade e traz alento aos colaboradores, os deixando mais tranquilos para exercerem suas atividades”.
Na mensagem gravada especialmente para as transmissões, o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, parabenizou o maestro e médico Samir Rahme, os músicos e toda a equipe de colaboradores que ajudaram a manter a essência do projeto no novo formato. “Assinalo aqui o qualificado esforço de todos que lograram garantir sem alteração os propósitos do projeto, ou seja, amenizar a atmosfera do ambiente hospitalar por meio do contato dos pacientes e familiares, médicos e profissionais da Saúde com a arte e a cultura, nesse caso concerto de música erudita e instrumental.”
O conhecido compositor italiano Antônio Vivaldi foi o escolhido para dar início ao evento, com a peça 4 estações. Ao decorrer do concerto, o maestro fez comparação entre outros dois grandes compositores, Mozart que sempre esteve presente nos 14 anos de projeto, e Beethoven. “Com Mozart, temos o compositor colocando profundamente sua visão de mundo e temperamento e podemos perceber toda a sensibilidade da beleza. Já com Beethoven, você tem a mesma beleza, mas com uma força indômita. Durante a pandemia, ambos os compositores são bons companheiros, um por preencher a alma com beleza e outro por trazer força para suportarmos esse período tão difícil”, destacou.
Em seu repertório, a Orquestra do Limiar também contemplou músicas de artistas como Ralph Vaughan Williams (1872-1958), Béla Bartók (1881-1945), Heitor Villa-Lobos (1887-1958), Beatles (Lennon [1940-1980] e McCartney [1942]), Astor Piazzolla (1921-1992), Guerra Peixe (1914-1993) e Edmundo Villani-Côrtes (1930), o qual o maestro fez questão de homenagear: “Temos o privilégio de tocar a peça Escravos de Jó, com a qual o compositor escreve suas lembranças de infância em sua cidade natal, e somos privilegiados em poder homenageá-lo em vida”.
Para a surpresa e emoção dos espectadores, que sempre pedem bis ao final de cada apresentação, a Orquestra finalizou o evento com a música “Noite Feliz”, trazendo alegria e esperança do Natal para os tempos difíceis que estamos vivemos.
A última apresentação do ano desta temporada, que retorna no início de fevereiro de 2021, será transmitida para o Conjunto Hospitalar do Mandaqui nesta quinta-feira (17), às 18h30. Acesse e acompanhe:
Notícias relacionadas:
10/12/2020 - Música nos Hospitais: Instituto do Câncer recebe 3ª apresentação da temporada
04/12/2020 - Hospital Geral de Pedreira recebe segunda apresentação do Música nos Hospitais
03/12/2020 - Emoção toma conta do Hospital Cruz Verde na estreia da 14ª temporada do Música nos Hospitais
Galeria de Imagem
Educação Médica
Valorização de Honorários
Financiamento da saúde
Carreira de Estado
Redução de impostos
Pesquisas Datafolha