ÚLTIMAS

08/03/2021 - Hospital Regional de Osasco adere ao Programa CQH

O Hospital Regional de Osasco – Dr. Vivaldo Martins Simões aderiu ao Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), da Associação Paulista de Medicina, em fevereiro deste ano. A iniciativa voluntária estimula a autoavaliação de atitudes e comportamentos em instituições de Saúde, através de indicadores de práticas assistenciais dos hospitais participantes.

De acordo com o diretor técnico de Serviço de Saúde I da unidade hospitalar, Paulo Roberto D’Aurea Machado, a adesão tem como objetivo permitir que instituição se atente aos seus processos. “Isso nos leva ao aperfeiçoamento, pelo simples fato de enxergá-los melhor”, reforça.

Com isso, a proposta inicial é melhorar a própria divulgação interna dos processos para que possam ser vistos e avaliados por todos os colaboradores de maneira mais participava e aberta, permitindo trazer, de maneira mais contundente, as soluções necessárias, como explica Machado.

Como instituição pública, grande parte da estrutura do hospital é gerenciada pela Secretaria de Saúde do Estado, pois as decisões locais passam por esse aval e trâmite. “Os nossos processos internos são definidos pela diretoria administrativa e executados pelo corpo de funcionários próprios, públicos e terceirizados. A melhoria e implantação de processos e protocolos permitirá uma assistência mais focada nos cuidados diretos ao paciente, facilitando a interação com eles, uma vez que questões estruturais e de organização estejam resolvidas e encaminhadas”, informa o diretor técnico.

O Hospital Regional de Osasco, localizado no bairro Presidente Altino, é uma das principais referências de atendimento em alta complexidade nas áreas de Neurologia, Neurocirurgia e Traumatologia da região metropolitana de São Paulo. Conta com 233 leitos, modernos equipamentos de cateterismo, hemodiálise e ressonância magnética, dentre outros. Jorge Luiz Evangelisti Farah é o diretor Técnico de Saúde III da instituição.

O CQH, criado em 1991, é um programa de adesão voluntária que estimula a participação e a autoavaliação, incentivando o trabalho coletivo – principalmente em grupos multidisciplinares – no aprimoramento dos processos de atendimento e na mudança de atitudes.

Além da implantação do modelo de gestão e do selo de conformidade, o programa possui um banco de dados com indicadores hospitalares bastante vasto e atualizado e promove uma série de cursos, treinamentos, palestras etc. Saiba mais em cqh.org.br.

 

Notícias relacionadas

28/08/2020 - Santa de Casa de Fernandópolis se associa ao Programa CQH

17/08/2020 - Santa Casa de Curitiba adere ao Programa CQH

03/03/2020 - HC de Botucatu adere ao Programa de Qualidade do CQH