RADAR
09/09/2019 - Inscrições para os programas de residência 2020 do Sírio Libanês estão abertas
Os interessados em participar dos Programas de Residência da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês podem realizar a inscrição até o dia 14 de outubro. São oferecidas 164 vagas em 38 especialidades diferentes. O programa, que é realizado em forma de curso de especialização, conta com características de aprofundamento científico e proficiência técnica decorrentes do treinamento em serviço.
Além disso, tem como objetivo dar aos profissionais a oportunidade de vivenciar diversas realidades da prática médica em cenários diferentes do habitual, por exemplo em unidades públicas, como o Hospital Geral do Grajaú e o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, ambos sob a gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.
A seleção dos inscritos se divide em duas etapas. A primeira é uma prova objetiva de múltipla escolha, via web e que acontece no dia 2 de novembro de 2019. Oito capitais se dividem para a sua realização: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Já a segunda etapa acontece na sede do Sírio-Libanês, em São Paulo, nos dois primeiros finais de semana de dezembro. Posteriormente à prova, nos dias 11 a 13 e 18 a 20 de dezembro, há uma entrevista com os candidatos, com análise e argumentação do curriculum vitae, no mesmo local.
Para Luiz Reis, diretor de Ensino e Pesquisa do Sírio-Libanês, o programa oferece a possibilidade de profissionais de diferentes regiões do País vivenciarem um ambiente de excelência, com estrutura moderna e tecnológica, para que assim possam adquirir conhecimentos e habilidades para a sua atuação no cuidado com o paciente, estando ao lado de renomados especialistas.
"No futuro, esses residentes poderão compartilhar a experiência do Sírio-Libanês com seus colegas, principalmente em seus locais de origem, e retribuir à sociedade todo aprendizado, contribuindo para a formação e qualificação dos profissionais de Saúde em âmbito nacional”, diz. Para mais informações e realizar a inscrição, clique aqui.
O que são os programas
O Sírio-Libanês oferece 12 programas de Residência Médica aos candidatos, nas especialidades Anestesiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Neurologia, Pediatria, Radiologia/Diagnóstico por Imagem e Radioterapia. Há também vagas para programas e especialidades com exigência de pré-requisitos, como: Cardiologia, Endoscopia, Mastologia, Medicina Intensiva e Oncologia Clínica. Aos que procuram o programa em Ano Adicional, há três opções disponibilizadas: Endoscopia Digestiva, Ergometria e Nutrição Parenteral e Enteral.
Os programas de residência do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa são reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica e pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, ambas vinculadas aos Ministérios da Educação e da Saúde. Outros diferenciais são a oferta de programas ministrados por docentes altamente qualificados, a infraestrutura de ensino com elevada incorporação tecnológica, as metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras e a diversidade de oferta em campo de práticas constituída de instituições de saúde de reconhecida excelência.