REGIONAIS

16/05/2019 - Maio amarelo: conscientização sobre o trauma em Campinas

Organizado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), Regional da APM, aconteceu na última terça-feira, 14 de maio, no Viaduto do “Laurão”, o Simulado de Acidente de Trânsito com Múltiplas Vítimas, parte da campanha de conscientização Maio Amarelo.

O evento, que reuniu mais de 100 pessoas divididas entre organização e equipes de atendimento, faz parte do Comitê de Trauma da SMCC e das Ligas das Universidades da região, que trabalham em conjunto para auxiliar os personagens do Simulado. Além disso, a atividade envolve também a elaboração da maquiagem dos envolvidos, como forma de deixar a dinâmica mais realista.

O objetivo do Simulado é contribuir para a formação acadêmica dos estudantes de Medicina, de Enfermagem e de outras profissões que atuam em áreas diretamente ligadas ao Trauma, além de abordar as três principais causas de acidentes: alta velocidade, álcool e uso de celular no volante.

Para isso, diversas reuniões preparatórias foram realizadas antes de o Simulado acontecer, criando-se uma história em que o enredo envolvia um motorista dirigindo embriagado em alta velocidade, perdendo o controle do veículo após atender o celular, caindo do viaduto e provocando a colisão entre duas motocicletas e um ciclista.

“A experiência foi enriquecedora e mostra a necessidade contínua de aprimoramento e integração entre as equipes que atuam no pré-hospitalar. E este ano, foi de importante iniciativa ter a participação dos residentes, sendo treinados em um cenário complexo, desafiando os seus conhecimentos muitas vezes restritos somente ao ambiente hospitalar”, diz o especialista Thiago Calderan, um dos organizadores do evento.

Durante a Simulação, diversos grupos estiveram presentes para contribuir de forma segura e responsável, como a Empresa de Desenvolvimento de Campinas - Emdec, a Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp), a Guarda Municipal (GM), a Polícia Militar (PM), o Corpo de Bombeiros (Cobom), o Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências Paulista (GRAU), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).

Galeria de Imagem