RADAR

18/10/2018 - Marcelo Rabahi lança “A Meta da Humanização” no próximo dia 24

Na próxima quarta-feira, 24 de outubro, às 18h, na Livraria da Vila, o médico e professor universitário Marcelo Fouad Rabahi lança, pela Editora Doc Content, o livro “A Meta da Humanização”.

A obra tem o objetivo de estimular a humanização como meta dentro dos hospitais e consultórios, abordando relações entre profissionais de Saúde e pacientes e reunindo experiências de gestão.

Como humanizar o ser humano? O que parece uma ironia é alvo de embates entre pacientes e profissionais. “A humanização é algo já adotado em larga escala em vários locais de serviços de saúde. O que propus neste livro é sistematizar as ações voltadas para o cuidado das pessoas”, explica Rabahi.

Em 16 capítulos, ele tem contribuição de diversos profissionais e pesquisadores. De acordo com o autor, o livro contém três pilares: a sistematização da humanização como meta; a transformação da estrutura física para a humanização; e o equilíbrio da relação médico e paciente.

Com 30 anos de experiência, o médico mostra exemplos não só do Brasil, mas de outros países, como a Alemanha. Entre as experiências, está a de um hospital público em Goiânia, que transformou seu ambiente frio e inóspito em um lugar repleto de obras de arte, em parceria com artistas locais, sem nenhum custo. Rabahi discorre também sobre iniciativas voltadas para pacientes pediátricos, oncológicos, em terapia intensiva e sob cuidados paliativos. 

O autor é especialista em Pneumologia e Medicina Intensiva. Ele atua como professor titular e pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Centro Universitário de Anápolis. É membro da Academia Goiana de Medicina e dirige o CTI do Hospital Alberto Rassi.

 

Lançamento “A Meta da Humanização: do Atendimento à Gestão na Saúde”

Data: 24 de outubro

Horário: 18h30

Local: Livraria da Vila

Endereço: Alameda Lorena, 1.731, Jardim Paulista – São Paulo