APM NA IMPRENSA

19/01/2017 - Mário Gatti adota sistema para barrar fraudes em atestados

Por intermédio de parceria firmada com a APM (Associação Paulista de Medicina), o Hospital Municipal Doutor Mário Gatti, em Campinas, vai implantar um sistema que emite atestados médicos de forma digital e monitora a emissão e utilização dos documentos com a finalidade de evitar fraudes. Segundo o presidente do Mário Gatti, Marcos Eurípedes Pimenta, a implantação da ferramenta ocorrerá em 60 dias e a partir de abril o hospital estará apto para emitir atestados digitais.

Para emitir o documento, os médicos da unidade de saúde vão precisar do "e-CPF” – documento que dará acesso ao sistema. A partir disso, cada atestado terá um código numérico chamado Hash. A combinação, explica o presidente do Mário Gatti, é única para cada documento e assegura a veracidade das informações contidas no atestado médico. Depois de lançados, os atestados digitais podem ser conferidos por site para confirmar veracidade e informações. Além disso, a empresa em que o paciente trabalha poderá receber os documentos por e-mail.

"Recebemos média de 7 a 10 solicitações de validações de atestados médicos por semana. Uma parcela disso é falsa. São documentos falsificados. Foi isso que nos levou a buscar essa parceria. Não dá para estimar quantos atestados são fraudados, mas é uma parcela considerável”, afirma Pimenta ao explicar que existem dois tipos de falsificações: por conteúdo (quando a pessoa rasura um documento em papel alterando as informações descritas pelo médico) ou por forma (quando ocorrem furtos de blocos de atestados em branco e, a partir daí, o fraudador cria carimbos e assinaturas para falsificar informações).

A parceria com a APM, conta Pimenta, não terá custo para a prefeitura e dará mais transparência no processo.

"Esses atestados digitais vão ficar armazenados em quatro data centers da Associação Paulista de Medicina. A parceria terá custo zero. Vamos usar os nossos computadores. O Mário Gatti vai ser a primeira unidade pública a implantar o atestado médico digital. Um documento confiável e inviolável. Vai valorizar o documento e reduzir o índice de fraudes”, diz o presidente.

Por: Hidaiana Rosa/Metro Campinas