RADAR

21/03/2019 - MBA de Gestão de Negócios em Oftalmologia está com as inscrições abertas
Nos dias atuais, é indispensável ter conhecimento de técnicas de gerenciamento, seja para atender necessidades de aspecto pessoal, profissional e/ou institucional. Atento a essas necessidades, o Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (Ipepo) desenvolveu o MBA Gestão de Negócios em Oftalmologia, em parceria com a Associação Paulista de Medicina (APM) – que sediará as aulas e oferece 20% de desconto no valor para seus associados - e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
“Esse curso vem suprir uma falha nos currículos de graduação e de pós-graduação, pois o médico não é treinado para desenvolver suas aptidões de liderança, empreendedorismo e gestão de negócios. É verdade que liderança não se ensina, mas gestão sim. Nesse sentido, surge como proposta de cobrir de maneira prática todos os aspectos novos da Oftalmologia, incluindo administração em clínicas e centros cirúrgicos, normas da Anvisa, plataformas digitais e sustentabilidade”, explica um dos diretores do MBA, Rubens Belfort Mattos Junior.
Com carga horária de 386 horas e início das aulas previsto para 4 de maio, dentre as atividades propostas na programação, destacam-se os temas: enfrentamento da questão da Saúde no mundo, macrocontexto do Sistema Nacional de Saúde, empreendedorismo, administração e organização, sistema de liderança, modelo de gestão, competitividade e ética empresarial, formulação de estratégias e planos, aprendizado organizacional e inovação, gestão da informação em saúde, inteligência artificial, mercado da Saúde Ocular e estratégias de marketing.
Belfort afirma que o conteúdo foi organizado e adaptado para atender aos anseios dos profissionais da Medicina e Saúde em geral. “Todos os casos são direcionados à realidade da Oftalmologia, por exemplo a produção de óculos, lentes de contato, cirurgias, marketing, comunicação e responsabilidade social. Também visa responder ao enorme desafio de entender e utilizar as novas realidades, como a transformação radical dos convênios, surgimento de clínicas populares, uso de teleoftalmologia e inteligência artificial”, acrescenta.
Multidisciplinaridade
Em quaisquer áreas, o médico precisa liderar uma equipe multidisciplinar para dar suporte à sua especialidade. Para tanto, o MBA é destinado a profissionais com nível superior que atuam nos mais diversos segmentos da Oftalmologia: empreendedores, tecnólogos, pessoal de apoio operacional, advogados, economistas, arquitetos, psicólogos e comunicadores, entre outros representantes da cadeia de produção do setor.
“O oftalmologista tem de dialogar e estar inserido no mercado. Por isso, o curso é aberto não apenas para médicos, mas para todos os profissionais de ensino superior não necessariamente relacionados à Saúde”, completa o especialista.