ÚLTIMAS NOTÍCIAS

25/06/2021 - Médicos do Mundo atende populações em situação de risco

Diretoria da APM está firmando parceria com a organização, que atende pessoas em situação de rua.

São 2.365 voluntários cadastrados e 39 ações realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Itajubá e Muriaé (MG), Curitiba, Pato Branco e Ponta Grossa (PR), Tubarão (SC), Porto Alegre e Caxias do Sul (RS), totalizando 5.365 atendimentos até 2020. No exterior, já foram realizadas ações em Angola, Benin, Moçambique e Uganda, a convite de instituições parceiras. Este é o projeto social Médicos do Mundo, que busca prestar atendimento multidisciplinar (médico, odontológico e jurídico, entre outros) a moradores em situação de vulnerabilidade, conforme descreve o portal da organização.

A iniciativa surgiu no Brasil em 2015, pelo neurologista Mário Vicente Guimarães, pesquisador em Neurooncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e professor Titular de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Anhembi Morumbi. Ele trouxe a ideia depois de se inspirar no trabalho do médico americano Jim Withers.

Em 1992, em Pittsburgh, na Pensilvânia, Withers decidiu deixar o jaleco de lado durante a madrugada e vestiu-se como morador de rua para que as pessoas em situação de vulnerabilidade social confiassem nele e aceitassem a assistência médica.

Medicina de rua no Brasil

Guimarães começou a atender a população de rua inicialmente sozinho, e mais tarde com seus alunos. “Aos poucos, o grupo foi aumentando e se organizando. Hoje, já conta com diversas especialidades e continua crescendo para outras cidades e estados. Ainda que com uma estrutura simples, com materiais, medicamentos e equipamentos doados e guardados em sua maioria nas casas de membros da organização, a Médicos do Mundo conta com um grupo extraordinário de voluntários de todas as áreas da Medicina humana e animal, além de outros serviços como cuidados com higiene, em parceria com outras ONGs, serviços de atendimento legal, alimentação, pedagógicos e ainda estamos crescendo”, informa o portal da organização.

Hoje, têm-se à frente da ONG a presidenta Evelyn Feitoza, graduada em Medicina pela Faculdade Souza Marques, e a vice-presidenta Edmara Martins, graduada em Administração e Farmácia. A iniciativa conta com parcerias importantes, sendo que a Diretoria de Responsabilidade Social da Associação Paulista de Medicina está trabalhando para também firmar parceria institucional com a organização, de forma a ajudar na captação de novos médicos voluntários e contribuir financeiramente, por meio de incentivos fiscais.

Seja um voluntário. Você também pode ajudar participando das campanhas de arrecadação e/ou doando medicamentos, aparelhos e equipamentos médicos, materiais para curativo, itens de higiene pessoal e vestuário.

Confira no instagram: @medicosdomundo.brasil