ÚLTIMAS
20/09/2009 - Música nos Hospitais encanta pacientes em Brasília
A apresentação contou com a presença de diversas autoridades e trouxe composições clássicas e contemporâneas da França e do Brasil
Após seis anos de apresentações em diversas cidades do Brasil, o Música nos Hospitais trouxe descontração e relaxamento aos pacientes, funcionários e autoridades que assistiram à Orquestra do Limiar em Brasília, sob a batuta do maestro Samir Rahme.
A apresentação foi realizada no Hospital de Base do Distrito Federal, em Brasília, no dia 9 de setembro, fazendo parte das comemorações do Ano da França no Brasil. As músicas foram preparadas especialmente para a ocasião, com um repertório que incluiu compositores franceses como Claude Debussy e o bolero de Ravel, além de compositores brasileiros como Chiquinha Gonzaga e Heitor Villa-Lobos. Um dos destaques foi a estreia da peça Mourão Opus 2, de Clóvis Pereira dos Santos, escrita especialmente para a Orquestra do Limiar.
O evento também comemorou o aniversário de 49 anos do hospital, que contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Cultura e do vice-governador, Paulo Otávio Alves Pereira, do deputado estadual Arnaldo Faria de Sá e do Secretário da Saúde do Distrito Federal, Augusto Carvalho, além dos representantes da Associação Médica Brasileira (AMB), Elias Fernando Miziara e José Luiz Mestrinho, e do presidente da Associação Médica de Brasília, Lairson Rabelo, diretores e ex-diretores do hospital.
O deputado federal Eleuses Paiva, que representou o presidente da APM, Jorge Carlos Machado Curi e já foi presidente da entidade, afirmou ser de grande valia essa parceria e também a valorização de iniciativas que ressaltam o ato de humanização nos hospitais, sendo multiplicador de atitudes positivas em outras áreas da saúde e em outros estados. "Acredito que apenas esse movimento de saída do ambiente hospitalar já gera benefícios comprovados aos pacientes."
As comemorações de aniversário do hospital coincidem com a 28ª Semana de Estudos Técnicos e Administrativos (Seta), que este ano traz o tema Valorizando o Servidor, com apresentações de funcionários e ex-funcionários nas artes e outras técnicas. "Achamos importante ações que valorizem nossos trabalhadores. E a arte é uma oportunidade para isso", afirma o diretor do hospital, Luiz Carlos Schimin. Ele ressaltou que o hospital já planeja levar outras apresentações da orquestra, já que no próximo ano as comemorações dos 50 anos do hospital serão na mesma época do cinquentenário de Brasília.
"Descobrimos o projeto da APM por meio de nossos próprios voluntários, que aprovaram e recomendaram a apresentação no hospital. Ficamos orgulhosos ao ver a interação dos pacientes e dos funcionários", explicou Maria Tereza Cunha, presidente do Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV), que existe há 30 anos e dá apoio aos pacientes e acompanhantes com diversos projetos de músicas no local.
Maria Áurea de Jesus gostou muito da apresentação e achou que deveria haver iniciativas assim mais vezes. Ela está internada há oito dias no hospital, aguardando uma cirurgia para extração de mama e afirma que a espera é muito dolorosa, pois essa já é a quinta cirurgia que faz no hospital. "Já venho aqui há 22 anos e gostei muito do que vi. Me emocionou muito, por ser uma oportunidade única de se esquecer o sofrimento."
Para o secretário de Saúde do Distrito Federal, Augusto Carvalho, a expectativa é que o projeto se amplie e seja mais que uma homenagem uma vez ao ano. "Esse momento de música devia ser uma rotina, por ser muito válido a todos."
O programa Música nos Hospitais existe há seis anos e passou por mais de 40 hospitais em 73 apresentações. Cerca de 16 mil pessoas já assistiram aos 12 jovens, de 17 a 32 anos, regidos pelo maestro Samir Rahme.
A experiência é parceria da Associação Paulista de Medicina e da sanofi-aventis, com apoio do Ministério da Cultura. Começou em São Paulo e logo se expandiu para o interior do estado, chegando, no ano passado, ao Rio de Janeiro, e esse ano a Salvador e Brasília. No repertório, músicas clássicas, eruditas e de produção nacional.
Texto: Rita Cino
Fotos: Gustavo Fleury
*Atualizada em 21/09/2009
Veja abaixo mensagem de agradecimento do Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV):
Brasília, 20 de setembro de 2009.
À
Associação Paulista de Medicina
Prezados senhores,
É ainda com o coração expandido de emoção que venho, em nome de todos os voluntários, funcionários, pacientes e acompanhantes do Hospital de Base do Distrito Federal, agradecer a todos vocês e em especial ao maestro e a todos os membros da orquestra, que nos brindou com a sinfonia dos céus por cerca de hora e meia.
Sabemos que a energia maior e a luz vêm para o nosso plano em forma de cor e som... Assim, escutar as harmoniosas melodias que vibraram através de corações tão amorosos, foi escutar a sinfonia de Deus e despertar a magia em nossos corações.
Pudemos, por alguns momentos, esquecer as dores que num ambiente hospitalar são tão presentes, para vislumbrar lágrimas de emoção, sorrisos de felicidade e ares de sonhos, graças ao carinho e esforço de todos que se empenham por este projeto.
O Hospital de Base tem o prazer de, através do SAV, trazer música aos pacientes ao menos uma vez por semana e podemos verificar, nesses momentos, a transmutação da dor e do desconforto nos corredores e enfermarias desse hospital. Integrar pacientes, acompanhantes e funcionários nessas ocasiões é ainda contribuir para a unificação, propiciando a propagação entre as partes.
Por tudo isso, viemos, mais uma vez, agradecer, parabenizá-los e abraçá-los, desejando que o projeto siga vitorioso plantando um mundo de paz e amor, que todos nós almejamos.
Recebam nosso carinhoso abraço e nossa sempre gratidão.
Maria Tereza M. C. da Cunha
Presidente do Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV) do Hospital de Base de Brasília
Educação Médica
Valorização de Honorários
Financiamento da saúde
Carreira de Estado
Redução de impostos
Pesquisas Datafolha