ÚLTIMAS
01/12/2021 - Música nos Hospitais encerra 14ª temporada no Hospital Cruz Verde
No dia 1º de dezembro, o Música nos Hospitais celebrou seu ducentésimo concerto. Para marcar o dia, que também encerrou a 14ª temporada do programa – realizada desde dezembro de 2020, totalizando 10 apresentações - os músicos tocaram diretamente do Hospital Cruz Verde, com transmissão ao vivo pelo canal da Associação Paulista de Medicina no YouTube.
“É uma grande satisfação retornar a esta casa, o Hospital Cruz Verde, que sempre nos acolheu e recebeu a Orquestra do Limiar com os braços abertos. É sempre uma honra estar aqui e contar com a possibilidade de, neste espaço, homenagearmos um pouco da música e participarmos da Semana Estadual de Paralisia Cerebral, comemorada em dezembro”, fez a abertura o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral.
O programa, que visa levar alegria e o poder curativo da música ao ambiente hospitalar - para funcionários, pacientes e familiares/acompanhantes -, teve os nove primeiros concertos desta 14ª temporada (2020/2021) adaptados ao formato digital por conta da pandemia de Covid-19, com apresentações na sede da Associação Paulista de Medicina e transmissão ao vivo por meio de televisores instalados nas instituições hospitalares e pelo canal da APM no YouTube.
“Com a pandemia, este é o primeiro evento presencial da orquestra, então eu posso dizer a vocês que é um dia muito importante para nós, porque estamos abrindo hoje a Semana Estadual da Paralisia Cerebral, de maneira brilhante com a participação da orquestra - generosamente oferecida pela Associação Paulista de Medicina, através do nosso grande colaborador e parceiro José Luiz Gomes do Amaral, e todos os músicos cedendo seus talentos aos nossos pacientes. Temos uma programação intensa neste mês”, agradeceu a superintendente do Hospital Cruz Verde, Marilena Pacios.
Benefícios
O diretor clínico do hospital, Acary Souza Bulle Oliveira, reitera o poder do bem-estar proporcionado pela manifestação artística. “A comunicação vem com o começo deste mundo que conhecemos. A forma mais linda que Deus fez para que pudéssemos entender este mundo, a palavra dele, a luz, o criador, foi através da música. Não tenho dúvidas disso: a música toca o coração, os sentimentos das nossas crianças e de todas as pessoas que se encontram aqui.”
O médico e ex-vereador da cidade de São Paulo Gilberto Natalini também prestigiou o evento. “Eu conheço este hospital desde o começo da década de 1970, quando estudava na Escola Paulista de Medicina, com o colega José Luiz Gomes do Amaral. Continuei frequentando aqui pela profunda admiração que tenho por esta instituição, um hospital fundamental para a sociedade. Sempre digo para as pessoas: se quiserem conhecer solidariedade, dedicação e cuidado com seres humanos, procure conhecer esta instituição. E vocês da orquestra estão nos brindando com este momento”, disse.
A Orquestra do Limiar, sob regência do médico e maestro Samir Rahme, conta com a participação dos músicos Marcos Scheffel (spalla); Mariya Mihaylova Krastanova, Gabriel Gorun, Nikolay Iliev Iliev e Marcela Sarudiansky (violino I); Kleberson Buzo, Leticia Andrade, Jair Guarnieri e Tiago Paganini (violino II); Camila Ribeiro Rodrigues e Tiago Vieira (viola); Mayara Alencar e Fabio Petrucelli (violoncelo); e Thiago Hessel (contrabaixo).
Na programação, os presentes ouviram composições de H. Purcell (1659-1695) - Rondó de Abdelazar; J. S. Bach (1685-1750) - Bourrée e Air-Suite em ré maior; W. A. Mozart (1756-1791) - Abertura às Bodas de Fígaro - arranjo: Kleberson Buzzo; H. Villa-lobos (1887-1959) - Choros n1 - arranjo: Marcos Scheffel; J. Brahms (1833-1897) - Dança Húngara n.5; B. Britten (1913-1976) - Playful Pizzicato da Simple Symphony; Edmundo Villani-Côrtes (1930) - Os Escravos de Job - obra escrita para o Música nos Hospitais; Beetholven Cunha (1978) - Momento Nordestino n.7 - para violoncelo e cordas – escrita para o programa; A. Piazzolla (1921-1992) – Libertango; e E. Nazareth (1863-1934) - Odeon - arranjo: Marcos Scheffel.
Rahme ainda apresentou a sua composição Montanhas de Minas, estreia mundial em celebração ao ducentésimo concerto do Música nos Hospitais. “É a primeira apresentação ao vivo do ano. Também é com muita emoção que estamos realizando o ducentésimo concerto, isso significa que percorremos esse Brasil todo tentando levar a música, que é o alimento para a alma. Nestes anos todos, de 200 concertos, posso afirmar a vocês que ainda guardo na memória o meu evento mais marcante, que foi justamente aqui, no Cruz Verde, rodeado de crianças”, concluiu.
O Música nos Hospitais teve início em 2004 e já esteve presente em 70 hospitais de todo o Brasil, somando mais de 70 mil espectadores até hoje. É realizado pela Associação Paulista de Medicina, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Aché Laboratórios nas últimas temporadas.
Para rever todas as apresentações da temporada, acesse este link.
Notícias relacionadas
18/11/2021 - Música nos Hospitais realiza concerto para o Hospital Municipal do Campo Limpo
04/11/2021 - Hospital Pérola Byington recebe apresentação do Música nos Hospitais
22/10/2021 - Música nos Hospitais retoma 14ª temporada no Darcy Vargas
11/02/2021 - Música nos hospitais retoma apresentações no Hospital Geral do Grajaú
18/12/2020 - Música nos Hospitais virtual ‘vai’ ao Conjunto Hospitalar do Mandaqui
18/12/2020 - Hospital Infantil Cândido Fontoura recebe 4ª apresentação do Música nos Hospitais
10/12/2020 - Música nos Hospitais: Instituto do Câncer recebe 3ª apresentação da temporada
04/12/2020 - Hospital Geral de Pedreira recebe segunda apresentação do Música nos Hospitais
03/12/2020 - Emoção toma conta do Hospital Cruz Verde na estreia da 14ª temporada do Música nos Hospitais
Galeria de Imagem
Educação Médica
Valorização de Honorários
Financiamento da saúde
Carreira de Estado
Redução de impostos
Pesquisas Datafolha