Últimas notícias
17/11/2021 - Música nos Hospitais realiza concerto para o Hospital Municipal do Campo Limpo
Na última quarta-feira, 17 de novembro, o Hospital Municipal do Campo Limpo foi escolhido para receber o nono concerto da 14ª temporada do projeto Música nos Hospitais em suas instalações. Quem esteve no setor de Pediatria da instituição pôde assistir à apresentação da Orquestra do Limiar, transmitida virtualmente pelo canal do YouTube da Associação Paulista de Medicina.
A modalidade híbrida – uma adaptação às imposições sanitárias por conta da pandemia de Covid-19 – tem sido aplicada desde que o programa foi retomado, no ano passado. Para o médico Samir Rahme, maestro da orquestra, a novidade dá a possibilidade de mais pessoas apreciarem o concerto.
Antes da música soar, José Alberto Nassif, diretor técnico do Hospital Municipal do Campo Limpo, agradeceu a APM e a Orquestra do Limiar pela oportunidade, felicitando também todos os médicos e profissionais da Saúde que, há dois anos, estão na linha de frente contra as consequências do coronavírus.
“Foram lutas e batalhas em que passamos por perdas e tristezas, mas estamos com a sensação de dever cumprido, pois fizemos o melhor para a população. A vida é uma batalha, mas temos que ter períodos de paz. A música transmite histórias, dramas, alegrias e felicidades. Isso traz paz de espírito e relaxamento, fazendo bem para a nossa mente”, disse.
Os comentários de Nassif estão, de fato, amparados pela Ciência. Estudos indicam que a música, além de entretenimento, pode trazer diversos benefícios para a saúde, aliviando dores, melhorando a memória e gerando estímulo para a prática de atividade física. Desde o início do Música nos Hospitais, em 2004, o projeto busca cumprir o seu papel sociocultural de levar alegria e humanização ao ambiente hospitalar, por meio de grandes nomes da música clássica e instrumental.
Apresentação
A Orquestra iniciou com composições dos barrocos alemães Johann Sebastian Bach e George Frideric Handel. “Ambos nasceram na mesma cidade, mas Handel foi para a Inglaterra, onde se tornou compositor oficial dos reis. Quando as pessoas passeavam de barco no Rio Tâmisa, provavelmente as orquestras tocavam suas composições. Por isso, sintam-se verdadeiros reis e rainhas ao escutar essa peça”, contou Rahme antes da execução da suíte “Música Aquática”.
Depois disso, a Orquestra do Limiar fez uma viagem no tempo, tocando peças clássicas e românticas de Wolfgang Amadeus Mozart, Edvard Grieg, Jean Sibelius e Gabriel Fauré até chegar à contemporaneidade. “Agora, chegamos a um conjunto importantíssimo dentro do programa. São peças que foram comissionadas para compositores brasileiros vivos e que viraram amigos da orquestra. É importante que eles sejam acionados para mostrar sua arte”, antecipou o maestro.
Os músicos, então, tocaram as composições exclusivas para o projeto: “Suplicante e malemolente” da suíte “Lírica”, do compositor carioca Ronaldo Miranda, e “Meditationen 3”, do paulista Felipe Senna.
Por fim, a Orquestra do Limiar fechou o programa com “Oblivion”, de Astor Piazzola, “Can’t Buy Me Love”, dos Beatles (composição de John Lennon e Paul McCartney), e “Tico Tico no Fubá”, composta por Zequinha de Abreu e arranjada por Marcos Scheffel. O bis foi “Viva La Vida”, do grupo inglês Coldplay.
Fazem parte da Orquestra do Limiar: Marcos Scheffel (spalla); Mariya Mihaylova Krastanova, Gabriel Gorun, Nikolay Iliev Iliev e Marcela Sarudiansky (violino I); Kleberson Buzo, Leticia Andrade, Jair Guarnieri e Tiago Paganini (violino II); Camila Ribeiro Rodrigues e Luan Costa (viola); Mayara Alencar e Fabio Petrucelli (violoncelo); e Thiago Hessel (contrabaixo).
Desde 2004, o Música nos Hospitais realizou quase 200 concertos, em 58 hospitais da capital e outros munícipios paulistas, além de 10 localizados em outros estados, atingindo mais de 70 mil espectadores. Através da Lei de Incentivo à Cultura e com apoio do Laboratório Aché, a Associação Paulista de Medicina é a responsável pela contratação da Orquestra da Limiar, os fornecedores, a montagem da apresentação e serviços operacionais utilizados no evento.
Visita especial
Além dos espectadores virtuais e do Hospital Municipal do Campo Limpo, o concerto contou com uma audiência diferente nesta edição: as crianças da Escola Estadual Paulo Machado de Carvalho, que fica a 300 metros da sede social da APM.
Os pequenos foram recebidos às 9h para um café da manhã e, antes de curtirem a apresentação da Orquestra do Limiar, visitaram as instalações da Associação e conheceram a Pinacoteca da APM e o Museu De História da Medicina – Sala Jorge Michalany.
Notícias relacionadas:
04/11/2021 - Hospital Pérola Byington recebe apresentação do Música nos Hospitais
22/10/2021 - Música nos Hospitais retoma 14ª temporada no Darcy Vargas
11/02/2021 - Música nos hospitais retoma apresentações no Hospital Geral do Grajaú
18/12/2020 - Música nos Hospitais virtual ‘vai’ ao Conjunto Hospitalar do Mandaqui
18/12/2020 - Hospital Infantil Cândido Fontoura recebe 4ª apresentação do Música nos Hospitais
10/12/2020 - Música nos Hospitais: Instituto do Câncer recebe 3ª apresentação da temporada
04/12/2020 - Hospital Geral de Pedreira recebe segunda apresentação do Música nos Hospitais
03/12/2020 - Emoção toma conta do Hospital Cruz Verde na estreia da 14ª temporada do Música nos Hospitais
Galeria de Imagem
Educação Médica
Valorização de Honorários
Financiamento da saúde
Carreira de Estado
Redução de impostos
Pesquisas Datafolha