ÚLTIMAS
17/12/2020 - Música nos Hospitais virtual ‘vai’ ao Conjunto Hospitalar do Mandaqui
Na noite da última quinta-feira, 17 de dezembro, o Conjunto Hospitalar do Mandaqui recebeu a quinta apresentação da temporada do programa Música nos Hospitais. A iniciativa da Associação Paulista de Medicina tem como intuito levar música clássica a pacientes, familiares, médicos e demais profissionais, como prática terapêutica de integração e bem-estar no ambiente hospitalar.
Este ano, devido à pandemia, a Orquestra do Limiar, sob regência do médico e maestro Samir Rahme, tem sido apresentada na sede da APM, com transmissão ao vivo às instituições hospitalares participantes, que projetam as imagens em seus halls, corredores e demais espaços de convívio. A apresentação é transmitida no canal da Associação no YouTube.
“O Música nos Hospitais tem um papel sociocultural importantíssimo de levar alegria ao ambiente hospitalar, por meio de grandes nomes da música erudita e instrumental. Este ano, devido à pandemia de alto impacto na nossa saúde, a programação presencial foi suspensa. Porém, [o projeto] retomou a sua programação de qualidade com lives transmitidas para os hospitais participantes como a que acontece aqui hoje. E todos nós, colaboradores e pacientes, tivemos a oportunidade de prestigiar neste final de ano a apresentação da orquestra no telão e nos televisores distribuídos por todo a instituição”, agradeceu o diretor Técnico de Saúde do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, Marcelo Barletta Soares Viterbo.
O presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, por sua vez, parabenizou Rahme, os músicos e toda a equipe de colaboradores que ajudaram a manter a essência do projeto no novo formato. “Assinalo aqui o qualificado esforço de todos que lograram garantir sem alteração os propósitos do projeto, ou seja, amenizar a atmosfera do ambiente hospitalar por meio do contato dos pacientes e familiares, médicos e profissionais da Saúde com a arte e a cultura, nesse caso concerto de música erudita e instrumental.”
Idealizado e realizado desde 2004, o programa conta com patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, pela segunda temporada consecutiva, por meio da Lei Rouanet, e da Lei de Incentivo à Cultura - Programa Nacional de Cultura (Pronac), da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
O repertório contou com músicas dos aclamados compositores Padre Antônio Vivaldi (1678-1741), W. A. Mozart (1756-1791), L. V. Beethoven (1770-1827), H. Villa-Lobos (1887-1958), Béla Bartok (1881-1945), Beatles - Lennon (1940-1980), Mac Cartney (1942), Astor Piazzola (1921-1992), César Guerra-Peixe (1914-1993), Clóvis Pereira (1932) e Aaron Copland - Lennon (1900-1990). “Natal – Noite Feliz”, de Joseph Mohr, Franz Xaver Gruber e Michel Fujiwara, fechou o concerto.
Fazem parte da Orquestra do Limiar, regida por Rahme, os músicos: Marcos Scheffel (spalla); Mariya Mihaylova Krastanova, Gabriel Gorun, Nikolay Iliev Iliev e Ricardo Sanzine (violino I); Kleberson Buzo, Leticia Andrade, Jair Guarnieri e Tiago Paganini (violino II); Elisa Monteiro e Daniele Benedecte (viola); Mayara Alencar e Fabio Petrucelli (violoncelo); e Thiago Hessel (contrabaixo).
Notícias relacionadas:
18/12/2020 - Hospital Infantil Cândido Fontoura recebe 4ª apresentação do Música nos Hospitais
10/12/2020 - Música nos Hospitais: Instituto do Câncer recebe 3ª apresentação da temporada
04/12/2020 - Hospital Geral de Pedreira recebe segunda apresentação do Música nos Hospitais
03/12/2020 - Emoção toma conta do Hospital Cruz Verde na estreia da 14ª temporada do Música nos Hospitais
Galeria de Imagem
Educação Médica
Valorização de Honorários
Financiamento da saúde
Carreira de Estado
Redução de impostos
Pesquisas Datafolha