I CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROGENÉTICA

23/03/2018 - Neurogenética para adultos
O Módulo V voltou a ser dividido em espaços distintos para a apresentação de aspectos específicos para adultos e crianças.
Na sala Jardins A, dedicada a adultos, quem iniciou as apresentações foi Wilson Marques Júnior, com a aula “Neuropatias hereditárias: novos genes e importância na prática clínica”. Segundo o especialista, as neuropatias podem ser divididas em três grandes grupos: “Aquelas que envolvem exclusivamente o sistema nervoso periférico; a neuropatia em doenças complexas; e as doenças complexas em que a primeira manifestação é a neuropatia isolada”.
Na sequência, a aula de Francisco Cardoso foi “Quando o teste para Huntington vem negativo. As síndromes Huntington-Like”, discutindo, entre outros temas, o acontecimento das síndromes em contextos autossômicos dominantes ou recessivos.
Finalizando esta sessão, Helena Fussiger fez uma revisão das doenças neurovasculares, trombofilias e genética. “Na grande maioria dos casos a etiologia é multifatorial, com componentes genéticos, ambientais e fatores de risco”, explicou.
Imagens: BBustos Fotografia