Últimas notícias

19/05/2021 - Noroeste paulista discute estratégias de defesa profissional na saúde suplementar

Na noite da última segunda-feira, 17 de maio, a Diretoria de Defesa Profissional da Associação Paulista de Medicina (APM) promoveu o oitavo encontro com o intuito de discutir pontos de reivindicações na saúde suplementar comuns em todo o estado, desta vez com os representantes da 9ª Diretoria Distrital da entidade.

“Gostaria que todo o estado negociasse da mesma maneira junto às operadoras de planos de saúde, enfrentando as dificuldades locais. Nas últimas gestões, a Defesa Profissional da APM acolheu várias Regionais com dificuldades em lidar com empresas, prefeituras etc.”, introduziu Marun David Cury, diretor de Defesa Profissional da Associação.

Uma das preocupações principais dos médicos é que os planos estão verticalizando a sua atuação e precarizando o trabalho dos profissionais. “Há diversas operadoras avançando pelo interior paulista, que comercializam planos com valores muito baixos, remunerando mal os colegas e exigindo que atendam até oito consultas por hora, impossibilitando que a população tenha uma assistência de qualidade”, afirmou Marun Cury.

De tal maneira, é importante, na avaliação do diretor, que os médicos atuem em suas cidades conscientizando os colegas e a sociedade acerca dos riscos que esses planos representam. Não somente para a atuação dos médicos, mas principalmente para a saúde local.

Roberto Lotfi Jr., também diretor de Defesa Profissional da APM, indicou que uma das formas de tornar os médicos e a população cientes dessa situação é fazendo um diagnóstico da situação de cada região de São Paulo.

“Com pesquisas e levantamentos específicos por cidades e regiões, conseguimos entender as diferentes realidades. E com esses dados, podemos pensar em linhas de trabalho, tornando essa negociação em todo o estado uma realidade e melhorando a situação do médico”, declarou Lotfi, que também colocou a estrutura da APM Estadual à disposição das Regionais para apoiar essa iniciativa.

Sávio Nogueira da Silva Junior, presidente da Associação Paulista de Medicina - Araçatuba, contribuiu para o debate mencionando que, já há anos, algumas operadoras que verticalizam em outras cidades tentam ingressar em sua região. “É importante nos organizamos para lutar. Um movimento que venha com força é importante”, disse.

Também participaram do encontro Vitor Mendonça Frascino, 9º Diretor Distrital da APM, e Lucas Oliveira Quessada, presidente da APM Penápolis. A 9ª Diretoria Distrital da Associação engloba as Regionais de Andradina, Araçatuba, Birigui e Penápolis.

Notícias relacionadas:
12/05/2021 - Defesa Profissional: médicos de Americana, Piracicaba, Limeira e região discutem diretrizes
06/05/2021 - APM Estadual se reúne com a 7ª Distrital

04/05/2021 - Valorização profissional: Defesa Profissional se reúne com 3ª Distrital
20/04/2021 - Defesa Profissional e 2ª Distrital da APM se reúnem
14/04/2021 - 11ª Distrital discute medidas de valorização com Defesa Profissional
07/04/2021 - Defesa Profissional se reúne com a 5ª Distrital da APM
16/03/2021 - 10ª Distrital da APM discute defesa do trabalho

Galeria de Imagem