O QUE DIZ A MÍDIA

19/06/2019 - O pilates da reabilitação de pessoas amputadas ou com deficiências

Saúde Abril

Por volta de 2008, a instrutora de pilates americana Elizabeth Larkam começou a trabalhar com soldados dos Estados Unidos que foram amputados após se machucarem em conflitos armados. Aos poucos, a iniciativa ganhou força e chegou a outros países, como Dinamarca e Israel. Até que, em 2012, surgiu o Heroes in Motion, uma rede voltada para o uso do pilates entre pessoas que perderam algum membro do corpo ou que têm diferentes deficiências físicas.

Graças a décadas de experiência com a modalidade e à proximidade com esses pacientes, Elizabeth virou uma referência. Recentemente, ela esteve no Brasil para participar da VI Jornada Sul-Americana de Pilates, a convite da empresa VOLL Pilates. E conversou com a SAÚDE durante sua estadia por aqui.

“Os pacientes [com dificuldades de movimento] ficam mais confiantes com a melhora dos movimentos. […] Ficam extremamente felizes quando percebem que podem executar um movimento que achavam impossível antes”, destacou ela.

Durante a entrevista, ela fala sobre as particularidades desses indivíduos e quais os principais benefícios do pilates para eles. No mais, deixa claro ao que pessoas com necessidades especiais devem ficar atentas na hora de optar por um ou outro estúdio. E, acima de tudo, reforça a força interior de cada uma delas. Confira abaixo: