RADAR
13/05/2018 - Obesidade é tema de reunião científica na APM
Dados do Ministério da Saúde mostram que, nos últimos 10 anos, a prevalência da obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. O excesso de peso também subiu de 42,6% para 53,8% no período.
Em virtude destes números alarmantes, a APM (Associação Paulista de Medicina) promove Reunião Científica das Mulheres Médicas com o tema “Desafios e Benefícios no Tratamento da Obesidade”, 17 de maio de 2018, às 20h.
A principal causa do crescimento dos episódios, segundo a otorrinolaringologista Fátima Alves, presidente da ABMM Nacional (Associação Brasileira de Mulheres Médicas), são mudanças de hábitos alimentares, “pois a população passou a ingerir alimentos mais calóricos e deixou de consumir a dieta básica do brasileiro.”
Voltado a médicos endocrinologistas, nutrólogos, médicos da saúde da família, clínicos gerais, residentes, acadêmicos e demais profissionais interessados na atualização, o evento irá tratar dos problemas advindos do sobrepeso. A palestrante será a endocrinologista Maria Edna de Melo, presidente da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica).
Fátima Alves lembra que em todo o mundo mais de 2 bilhões de adultos e crianças estão com sobrepeso ou obesidade. “Um terço da população tem excesso de peso, em razão da urbanização, da redução da atividade física e da dieta. Precisamos desenvolver programas em instituições de saúde pública e em escolas. A família desempenha papel importante na redução da obesidade. Deve evitar fast food, sendo recomendado fazer refeições saudáveis e realizar atividades familiares com as crianças para prevenir a obesidade”.
APM - Reunião Científica de Mulheres Médicas sobre Desafios e Benefícios no Tratamento da Obesidade
Data: 17 de maio de 2018
Horário: 20h
Local: APM – Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 – Bela Vista
Telefone: (11) 3188-4248