ÚLTIMAS
03/11/2018 - Oitava apresentação do Música nos Hospitais ocorre em Suzano
Em continuidade à temporada 2018 do Música nos Hospitais, a Orquestra do Limiar, sob regência do médico e maestro Samir Rahme, se apresentou no Hospital Auxiliar de Suzano, no dia 31 de outubro, para levar música instrumental a pacientes e equipe multiprofissional da unidade.
“Todos os pacientes aqui hospitalizados estão passando por uma fase delicada de suas vidas. Neste momento, qualquer atividade cultural, sobretudo uma música tão bem tocada, ajuda a elevar os ânimos. E sabemos que uma pessoa mais feliz tem mais vontade de melhorar. Por isso, é muito importante a presença de concertos como esse em hospitais”, destacou a presidente da Associação Paulista de Medicina – Suzano, Maria Cristina Abrão Aued Perin.
“É uma oportunidade importante ter contato com a música, pois favorece o relacionamento pessoal e familiar. Agradeço em nome do hospital à Orquestra do Limiar e à APM”, acrescentou o diretor técnico do Serviço de Saúde do hospital, Antonio Yoiti Sakotani.
O secretário municipal de Saúde de Suzano, Luiz Claudio Guilloumon, concorda que a música orquestrada auxilia no processo biológico, psicológico e social das pessoas, sejam pacientes ou profissionais da Saúde. “Acredito que a arte tem de fazer mais parte da nossa vida. Enquanto associado da APM, valorizamos muito essa integração, todo mundo em prol de ter mais qualidade de vida. E que cada um presente hoje aqui leve essa aula de espiritualidade.”
Já o secretário municipal de Cultural de Suzano, Geraldo Garippo, reitera que a arte é fundamental para ‘resgatar’ os pacientes reclusos de seus cotidianos. “Assim como os profissionais médicos e de outras áreas da Saúde que vivem, no dia a dia, muitas vezes momentos estressantes. É um projeto feliz e a nossa cidade está honrada em recepciona-lo. E que haja outras edições.”
Reação do público
“A música enobrece, traz paz e serena nosso espírito. É importante e auxilia no nosso tratamento pessoal. É magnifica e tem de estar no nosso dia a dia: no carro, na nossa casa, no nosso ambiente profissional e dentro da gente”, declarou a enfermeira Silvana Toyomi da Silva Iriki.
Já o diretor de serviços de Enfermagem do Hospital Auxiliar de Suzano, Jorge Quadros, afirmou que atividades como essa conseguem tirar você por alguns momentos de uma realidade de dor e sofrimento, de tensão e preocupação, e transportar para outro lugar de esperança, prazer e tranquilidade. “Para o profissional da Saúde não é diferente, porque trabalhamos muito próximos da dor e do sofrimento dos pacientes. A música vem como um bálsamo para o corpo e para a alma.”
“É um excelente liberador de serotonina, hormônio da felicidade. Muitas pessoas tomam medicamento para aumentar essa monoamina neurotransmissora e diminuir a depressão. A música é um meio natural de elevá-la, inclusive entre a equipe médica e multiprofissional. Traz um conforto espiritual para os pacientes porque revigora a parte física deles”, esclareceu Clóvis Moreno, médico intensivista.
Música nos hospitais
O programa - resultado de parceria entre a APM e o Aché Laboratórios Farmacêuticos, viabilizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet - busca levar conforto ao ambiente hospitalar por meio de música instrumental. Desde sua criação, em 2014, foram realizados quase 180 espetáculos, em 21 cidades brasileiras, contemplando mais de 70 hospitais e reunindo cerca de 60 mil pessoas, entre médicos, profissionais da Saúde, pacientes e acompanhantes.
Dentre o repertório desta edição, destacam-se as composições “A Hard Days Night”, dos Beatles; “Cantiga dos Carregadores de Piano”, de Beetholven Cunha; “Frevioloncelando”, de Ernani Aguiar; e “Despacito”, de Luis Fonsi. Após o concerto principal, os músicos se dividem em grupos menores e se apresentam em outros espaços do hospital, contemplando quem não pode sair dos quartos ou postos de trabalho.
Próxima apresentação
14 de novembro de 2018, quarta-feira, às 11h - Concerto
Instituto de Assistência Médica ao Hospital do Servidor Público Estadual - IAMSPE
Rua Pedro de Toledo, 1800 - Vila Clementino, São Paulo – SP
Hall do Pronto Socorro Infantil
Fotos: Marina Bustos - Clique aqui e acesse a galeria.
Notícias relacionadas:
30/10/2018 - Música nos Hospitais: temporada 2018 chega à Bahia
24/10/2018 - Música nos Hospitais: orquestra se apresenta na Capela da Santa Casa
11/10/2018 - Música nos Hospitais se apresenta na Beneficência Portuguesa
27/09/2018 - Concerto do Música nos Hospitais emociona Instituto Dante Pazzanese
06/09/2018 - Música nos Hospitais: Instituto de Tratamento do Câncer Infantil recebe concerto
16/08/2018 - Música nos Hospitais: Santa Marcelina recebe concerto
09/08/2018 - Orquestra emociona Hospital São Paulo no primeiro Música nos Hospitais de 2018
Galeria de Imagem
Educação Médica
Valorização de Honorários
Financiamento da saúde
Carreira de Estado
Redução de impostos
Pesquisas Datafolha