RADAR

03/09/2019 - ONG Criança Segura recebe doações

Desde 2001, quando a Organização Não-Governamental (ONG) Criança Segura passou a atuar no Brasil, o número de crianças mortas por acidentes foi reduzido em 40%. Esse é um dos resultados do trabalho dessa instituição sem fins lucrativos que tem como missão promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, todos os anos, mais de 5 mil crianças morrem e cerca de 110 mil são hospitalizadas vítimas de acidentes no Brasil. Simone de Campos Vieira Abib, presidente do Conselho da Criança Segura – Safe Kids Brasil, mostra no vídeo institucional da campanha que, por dia, 10 crianças morrem e 370 são internadas somente no Sistema Único de Saúde (SUS).

“O ônus de uma criança traumatizada é enorme. Nem precisamos falar a tragédia que é. Além disso, para a sociedade há os anos de produtividade perdidos. Mesmo quando fica machucada, ela fica longe das brincadeiras, da escola, os irmãos podem se sentir relegados, os pais se sentem culpados. É um problema que envolve a sociedade e a prevenção envolve a todos”, completa Simone.

Estas lesões ocorrem devido à falta de cultura de prevenção, informação, cuidados no dia a dia, ausência de ambientes adequados à criança e leis específicas. O intuito da Criança Segura é mostrar que acidentes de trânsito, afogamentos, sufocamentos, quedas, queimaduras, intoxicações, entre outros, podem ser evitados com ações educativas, modificações no meio ambiente, informação e criação e cumprimento de regulamentações adequadas.

“Importante que pais, familiares e cuidadores tenham consciência que a criança não é um mini adulto. Elas passam por desenvolvimento que faz com que estejam mais vulneráveis a acidentes do que os adultos. Então, é fundamental deixar essa postura de que com eles não irá acontecer. Se a gente não parte do pressuposto que pode acontecer, você não toma papel ativo na prevenção. É importante mostras para as crianças que existem limites, sem trazer medo, experimentado pequenos riscos e educação”, completa Gabriela Guida de Freitas, gerente executiva da ONG, na apresentação.

Para fortalecer o trabalho, a entidade pede que os interessados conheçam o site criancasegura.org.br, que reúne materiais informativos sobre o tema, inclusive um curso. Além disso, a entidade recebe doações para continuar o desenvolvimento das ações no portal doe.criancasegura.org.br. Para mais informações: contato@criancasegura.org.br.