ÚLTIMAS

29/05/2017 - Ordem do Mérito do Ministério Público homenageia diretor Científico da APM

O diretor Científico adjunto da Associação Paulista de Medicina, Álvaro Nagib Atallah, recebeu condecoração da Ordem do Mérito do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, em 26 de maio, na sede do órgão em Brasília. Realizada a cada dois anos, a solenidade visa homenagear pessoas ou entidade que tenha colaborado, de forma significativa, para o aperfeiçoamento e a consolidação do bom exercício da Justiça ou do Ministério Público, contribuindo para o aprimoramento da sociedade brasileira.

O Professor Atallah foi agraciado com o Quadro Especial, constituído por autoridades, servidores públicos e pessoas que não têm vínculo direto com o MP/DFT. O médico criou e estruturou o ensino do Direito à Saúde baseado em Evidências, como forma de racionalizar o processo de judicialização na Medicina.

“Em consequência desse trabalho dentro do Ministério da Saúde, com a disseminação dos conceitos e práticas da Medicina Baseada em Evidências no meio Jurídico, foi inspirada a criação da Lei Federal 12.401, que exige evidências científicas para a implementação de novas tecnologias no SUS. Esse trabalho teve o apoio da Associação Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo e do Centro Cochrane do Brasil. Assim, trouxemos maior eficiência e segurança às práticas em Saúde e chegamos a uma situação que coloca o País na vanguarda dos processos de decisão sobre o direito e a saúde”, comemora o diretor Científico.

Álvaro Nagib Atallah é graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1973), Mestrado em Master of Science In Clinical Epidemiology – Universidade da Pensilvânia (1997) e Doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1979), livre docente em Clínica Medica pela Unifesp. Atualmente, é professor titular de Medicina de Urgência e de Medicina Baseada em Evidências da Unifesp, além de diretor fundador do Centro Cochrane do Brasil e diretor eleito da Colaboração Cochrane Internacional 2015/2016.

Personalidades do Direito brasileiro também foram homenageadas pelo MP/DFT na mesma ocasião, com destaque para o juiz federal Sérgio Fernando Moro, o procurador da República Deltan Martinazzo Dallagnol e Rodrigo Janot Monteiro de Barros.

Fotos: MPDFT

Galeria de Imagem